APRENDIZAGEM LÚDICA EM GEOMETRIA MOLECULAR: UMA ABORDAGEM COM SIMULADORES DIGITAIS E JOGOS

Nome: LARISSA DE CASTRO LEAL DE ARAUJO

Data de publicação: 04/06/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Presidente
CAMILA GREFF PASSOS Examinador Externo
GILMENE BIANCO Examinador Interno

Resumo: Atualmente, ensinar e aprender Química tem sido um desafio. Alunos e professores constantemente relatam dificuldades apresentadas em sala de aula, sendo possível perceber, inclusive, que alguns conteúdos são mais fáceis de serem compreendidos do que outros. A vivência em sala de aula possibilita identificar a dificuldade de assimilação e aprendizagem do conteúdo de geometria molecular, por parte dos estudantes. Da mesma forma, a crescente evolução tecnológica e o
desenvolvimento de equipamentos cada vez mais avançados, tem sido um grande atrativo para a população e, nas escolas não tem sido diferente, tornando o ambiente escolar cada vez menos interessante. Sendo assim, a presente pesquisa
busca investigar e analisar a eficácia do uso de simuladores educacionais e jogos no processo de aprendizagem do conteúdo de geometria molecular em uma turma da segunda série do ensino médio. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa, de abordagem qualitativa e exploratória, a partir da elaboração de uma sequência didática, organizada em seis etapas. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual do Espírito Santo, localizada na cidade de Cariacica. Os dados foram coletados a partir de um questionário de identificação e sondagem, anotações, gravações de áudio, análise de fotos e vídeos e sobretudo, pela observação em campo. A análise dos questionários foi realizada utilizando os pressupostos da análise de conteúdo, proposta por Bardin, o qual foi possível inferir o conhecimento dos estudantes sobre o conceito de ligações químicas, sobretudo de geometria molecular, no entanto, as outras categorias analisadas foram consideradas deficitárias, sendo necessária uma reestruturação do processo de ensino. Durante a aplicação da sequência didática, foi possível observar a evolução no processo de construção do conhecimento dos estudantes, o qual foram protagonistas do seu processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, os resultados evidenciam que a junção de recursos tecnológicos e o lúdico favorecem a aprendizagem de geometria molecular.

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