Integração celular entre os sistemas respiratório, digestório, circulatório e muscular: trabalhando o corpo humano e a aprendizagem significativa
Nome: DILLYANE DE BRITO OLIVEIRA MIOTTO
Data de publicação: 04/05/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
KARINA CARVALHO MANCINI | Presidente |
PAOLA ROCHA GONCALVES | Examinador Externo |
Resumo: A partir de experiências pessoais na prática docente, foi observado que os alunos possuem dificuldade em correlacionar células com os sistemas do corpo humano, o que originou a pergunta da pesquisa: Um recurso didático que integrasse sistemas do corpo humano e suas células teria potencial para que os alunos compreendam Biologia Celular e Histologia de forma contextualizada e integrada? Para tanto, escolheu-se trabalhar com os sistemas respiratório, digestório, circulatório e muscular. O recurso foi construído em feltros coloridos formando um painel em livreto do corpo humano, contendo cinco ‘páginas’ com a representação dos sistemas, suas células, órgãos, funções e interações. O recurso foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio, tendo sido muito bem avaliado, entretanto, o tempo de execução foi um fator altamente limitante. O recurso ainda foi validado por professores de Ciências e Biologia de forma virtual, por meio de um guia de utilização e formulário avaliativo, tendo sido também bem avaliado como material com potencial para aprendizagem significativa.