Integração celular entre os sistemas respiratório, digestório, circulatório e muscular: trabalhando o corpo humano e a aprendizagem significativa

Nome: DILLYANE DE BRITO OLIVEIRA MIOTTO

Data de publicação: 04/05/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Examinador Interno
KARINA CARVALHO MANCINI Presidente
PAOLA ROCHA GONCALVES Examinador Externo

Resumo: A partir de experiências pessoais na prática docente, foi observado que os alunos possuem dificuldade em correlacionar células com os sistemas do corpo humano, o que originou a pergunta da pesquisa: Um recurso didático que integrasse sistemas do corpo humano e suas células teria potencial para que os alunos compreendam Biologia Celular e Histologia de forma contextualizada e integrada? Para tanto, escolheu-se trabalhar com os sistemas respiratório, digestório, circulatório e muscular. O recurso foi construído em feltros coloridos formando um painel em livreto do corpo humano, contendo cinco ‘páginas’ com a representação dos sistemas, suas células, órgãos, funções e interações. O recurso foi aplicado em uma turma da terceira série do ensino médio, tendo sido muito bem avaliado, entretanto, o tempo de execução foi um fator altamente limitante. O recurso ainda foi validado por professores de Ciências e Biologia de forma virtual, por meio de um guia de utilização e formulário avaliativo, tendo sido também bem avaliado como material com potencial para aprendizagem significativa.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540