CURRICULO MULTICULTURALISTA: DIFERENÇA, IDENTIDADE E TERRITORIO, UM ESTUDO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA DE CASO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Nome: VILMA RODRIGUES DA SILVA AGUIAR

Data de publicação: 09/05/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Presidente
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Examinador Interno
OLINDINA CIRILO NASCIMENTO SERAFIM Examinador Externo

Resumo: Este trabalho vem abordar a relação do currículo multiculturalista e o ambiente escolar. E tem por objetivo buscar entender se as questões que envolvem o multiculturalismo estão sendo incorporadas nos currículos prescritos e praticados de uma escola de
educação básica que está situada na periferia do município de São Mateus–ES. O trabalho procurou conhecer e analisar as percepções dos professores e alunos acerca dos conhecimentos que envolvem diferenças, identidades e território. E como os
professores relacionam esses temas com a educação étnico-racial em suas práticas docentes. Durante muito tempo, a maioria dos currículos escolares invisibilizou os temas relacionados à educação antirracista. No entanto, com a obrigatoriedade de
cumprimento das 10.639/03 e 11.645/08 que trata da inserção do ensino da cultura afro-brasileira e indígenas nos currículos prescritos e praticados de todas as instituições de ensino do país, as temáticas ligadas ao Ensino das Relações Étnico Raciais (ERER) vem se destacando e ganhando visibilidade no campo educacional, as discussões têm mostrado a importância de fortalecer currículos que de fato representem as diversidades culturais. Baseando-se no fortalecimento, na apropriação e na valorização da cultura dos povos tradicionais, o currículo multiculturalista busca refletir sobre os problemas que esses povos vêm enfrentados no meio educacional. Portanto, o presente trabalho buscou responder aos seguintes questionamentos: como as questões conflituosas que envolvem currículo, diferenças, identidade e território estão sendo abordadas dentro do espaço escolar? A pesquisa se preocupou em produzir dados que possam contracenar com a realidade dos atores envolvidos no ambiente escolar, bem como as narrativas que o currículo multiculturalista propõe. Para que os resultados obtidos com a pesquisa possam contribuir para tornar a escola plural e apontar caminhos para ampliar a integração entre comunidade, identidade e o currículo.

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