REALIDADE AMPLIADA APLICADA AO ENSINO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Nome: IVANI FRANCISCA DOS SANTOS

Data de publicação: 11/03/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUCIO SOUZA FASSARELLA Orientador

Resumo: No contexto da pesquisa, analisam-se os desafios da aplicação da tecnologia de Realidade Aumentada como ferramenta para auxiliar no ensino e aprendizagem de sólidos geométricos. A problemática surgiu da análise dos resultados na avaliação do PAEBES TRI, especificamente no descritor 43 (D43). A questão central é: "Quais são as contribuições da Realidade Aumentada como recurso didático no processo de ensino de Geometria Espacial?". O objetivo geral é verificar se o uso da realidade aumentada facilita o entendimento do cálculo de volume de poliedros regulares em atividades didáticas. Para alcançar esse objetivo, definimos objetivos específicos: verificar as dificuldades dos alunos nas atividades com realidade aumentada; avaliar a compreensão do conceito de volume em atividades com o uso da Geometria RA; analisar o ponto de vista dos alunos sobre a RA no ensino de geometria espacial; e verificar se a RA contribui para a identificação dos elementos geométricos dos principais sólidos. A pesquisa é qualitativa, básica e exploratória, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança, Espírito Santo, com a participação de 35 alunos da 2ª série do Ensino Médio no turno matutino. A coleta de dados envolveu observação simples, aplicação de dois questionários e uma sequência didática. No primeiro questionário o objetivo era investigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre geometria plana e espacial. Na Sequência Didática (SD) foi utilizado o aplicativo Geometria RA (GeometriAR) como recurso auxiliar para o ensino e aprendizagem de geometria espacial. O segundo questionário avaliou o uso do aplicativo sob a perspectiva dos alunos, administrado ao término da sequência didática. Os resultados indicam que os alunos consideram o aplicativo Geometria RA uma ferramenta fácil de utilizar, com impacto positivo no aprendizado. A ferramenta contribuiu positivamente, tornando a geometria mais acessível, atrativa e interessante. Em conclusão, este estudo destaca a Realidade Aumentada como uma ferramenta promissora no contexto educacional, especialmente no ensino de geometria espacial.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540