DESMISTIFICANDO A SEXUALIDADE: VOZES DOS ESTUDANTES EM DEBATE NA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Nome: ISAMARA OLIVEIRA LIMA

Data de publicação: 27/03/2024
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
KARINA CARVALHO MANCINI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
KARINA CARVALHO MANCINI Orientador

Resumo: Trabalhar nas escolas a temática educação sexual é desafiador e envolve diversos
aspectos sociopsicológicos, neste contexto, foi realizada uma Sequência de Ensino
Investigativo (SEI) em uma escola pública estadual com uma turma do 8° ano do
Ensino Fundamental, este estudo abordou a temática da sexualidade sob a
perspectiva biológica, social, política e ética, afim de desconstruindo mitos,
preconceitos e tabus que cercam a questão, proporcionando aos alunos uma
perspectivas de vida saudável e segura, estimulando a se tornarem agentes de
mudança, criando um ambiente inclusivo na escola e na sociedade. Durante a
execução da sequência de ensino por investigação os estudantes foram conduzidos
a procedimentos científicos, investigando as próprias hipóteses e validando-as. Os
procedimentos de coleta de dados envolveram diversas ferramentas, tais como
observações em sala de aula, debate, diários de campo, gravações de áudio e
entrevistas. A sequência investigativa foi dividida em quatro etapas: 1. Coleta de
informações iniciais e definição das problemáticas a serem investigadas sendo esta
etapa iniciada com a leitura e discussão sobre uma reportagem sobre sexualidade nas
escolas e elaboração de perguntas anônimas que foram categorizadas e organizadas
pela pesquisadora em roteiros investigativos. 2. Divisão de grupos para trabalhar os
roteiros investigativos, sendo encorajados a questionar, levantar hipóteses e encontrar
soluções para os problemas apresentados nos roteiros. 3. Investigação por meio de
entrevistas com profissionais da saúde e busca de fontes pela Internet. 4.
Compartilhamento das experiências, desafios e aprendizados, e preenchimento de
questionários individuais para avaliar o processo de aprendizagem e das ações
realizadas. Os resultados indicaram que a sequência investigativa teve um impacto
positivo, promovendo o comprometimento dos alunos, relacionamentos saudáveis,
inclusão, analise crítica e uma compreensão mais ampla da sexualidade. Os
estudantes reconheceram que discutir abertamente a sexualidade não os influencia
negativamente, pelo contrário, os capacita para uma vida adulta segura e responsável,
sendo essencial para reduzir riscos, tabus e discriminações associadas à sexualidade.
Espera-se que os resultados desta investigação inspirem professores e instituições a
adotar abordagens similares, contribuindo para uma educação sexual inclusiva e
sensível às necessidades dos adolescentes.

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