O ENSINO DE QUÍMICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA PRÁTICA METODOLÓGICA COM O TEMA TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
Nome: CRISTINA DE RAMOS FISCHER
Data de publicação: 11/11/2022
Banca:
Nome | Papel |
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VIVIAN ESTEVAM CORNELIO | Examinador Externo |
GILMENE BIANCO | Presidente |
ANA NERY FURLAN MENDES | Examinador Interno |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma prática metodológica para estudantes do 4º ano do ensino fundamental I com o tema “Transformações químicas”. O trabalho se propõe a refletir sobre o ensino de química para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental partindo de uma análise das mudanças provocadas pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ano de 2020 e dos conceitos de Paulo Freire para o ensino de ciências para crianças. Com a implementação da Base Comum Curricular os conteúdos de química antes abordados no 9º ano do ensino fundamental passaram a ser diluídos durante todos os anos do ensino fundamental. Essa mudança levanta alguns questionamentos acerca da formação do professor de ciências, que é formado em biologia ou pedagogia. A partir da mudança os professores deverão lecionar conceitos de química e física para crianças. O tema escolhido para desenvolvimento da metodologia foi Transformações químicas. A escolha desse tema foi feita por se tratar de um assunto novo para estudantes e que, anteriormente, era abordado apenas no final do ensino fundamental. A aplicação do projeto teve início com a abordagem de conceitos de química, em seguida foram realizadas algumas atividades práticas e experimentais e a culminância foi a confecção de um bolo de caneca onde os estudantes puderam observar a teoria no cotidiano. O projeto foi elaborado visando a contribuição para uma educação que consiga fazer com que o aluno tenha uma visão de mundo mais ampla, sabendo aplicar os conceitos aprendidos na escola no seu cotidiano. Os resultados da pesquisa discorrem sobre a viabilidade do ensino de conceitos de química para crianças e destaca a importância da mudança no currículo de ciências para o ensino fundamental. A análise das falas dos estudantes aponta para a importância do ensino de ciências utilizando metodologias diferenciadas e mostram que a criança tem capacidade de compreender conceitos químicos, assimilar esses conceitos e aplicar em seu cotidiano.