AS CONTRIBUIÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS E DA MULTIMODALIDADE NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA EM LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR PARA A RETEXTUALIZAÇÃO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nome: MARIA CÉLIA FIORINI

Data de publicação: 13/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Examinador Externo
ELIANE GONCALVES DA COSTA Examinador Interno
ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS Presidente

Resumo: Esta pesquisa desenvolve práticas sociais de leitura e escrita nos gêneros multimodais no dia a dia das aulas de Língua Portuguesa no nono ano do ensino fundamental com um olhar para a retextualização de crônicas. Sob as contribuições de Bakhtin (2003, 2006), Rojo (2012), Ribeiro (2020, 2021), Coscarelli e Cani (2016), Costa-Hübes (2014), Street (2014), Geraldi (2006, 2019) e Antunes (2003) discutimos sobre a o ensino de Língua Portuguesa na formação dos jovens para novos conhecimentos das práticas sociais de leitura e escrita. Utilizamos como metodologia a pesquisa participante, com a participação dos estudantes do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual no norte do Espírito Santo. Para tanto, desenvolvemos a pesquisa em sala de aula sob a perspectiva de leitura e escrita nos multiletramentos, com o gênero textual crônica. Diante do desenvolvimento das retextualizações realizadas, podemos afirmar que esse tipo de atividade realizada foi de suma importância para perspectivas de práticas exitosas em sala de aula.

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