A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA DESDE A INFÂNCIA
Nome: JEFFERSON DUARTE PACHECO
Data de publicação: 15/12/2022
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ELIANE GONCALVES DA COSTA | Presidente |
SANDRO NANDOLPHO DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
ZAIRA BOMFANTE DOS SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar em que medida a contação de histórias afrocentrada pode contribuir para a construção de uma educação antirracista desde a infância. Para o embasamento teórico da pesquisa, elencamos os conceitos que envolvem memória, performance e oralidade. No que diz respeito à memória, dialogamos com os estudos de Paul Ricoeur (2007); sobre performance e oralidade, com as reflexões de Paul Zumthor (2007); no que se refere à contação de história, tradição oral e a figura do Griot, com Hampátê Bá (2010); quanto às questões sobre relações étnico-raciais e educação racial na educação infância, com Cavalleiro (2003). Por meio de uma pesquisa participante, que envolveu a contação da história Zacimba Gaba: a princesa guerreira para crianças da educação infantil, formamos rodas de conversas que favoreceram a construção de uma prática dialógica, pois possibilitaram o exercício do pensamento coletivo. O nosso estudo contribui com outras possibilidades de leitura e percepções a respeito da contação de histórias às crianças, proporcionando a construção de um ambiente lúdico e afetuoso para tratar temas complexos da sociedade, como: racismo, discriminação e preconceito racial desde a infância. Dessa maneira, a contação de histórias ganha também um caráter didático, importante para a construção de uma educação antirracista que valorize as tradições, os territórios e os saberes ancestrais já na Educação Infantil.