PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEADA NO PRINCÍPIO DE POLYA NO ENSINO DE QUÍMICA: APLICAÇÃO NO ESTUDO DE SISTEMAS QUÍMICOS

Nome: LÍVIA TOSCANO BARBOSA

Data de publicação: 29/11/2023

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ANA NERY FURLAN MENDES Orientador

Resumo: O ensino de Química carece de mudanças, com a inserção de novas ferramentas para tornar o aprendizado mais interessante e que coloquem o aluno como protagonista. O Princípio de Polya é uma ferramenta matemática para resolução de problemas com potencial de aplicação em outras disciplinas. O uso de metodologias ativas, associadas a metodologias tradicionais, pode ser um processo de complementação que torna a problematização um importante instrumento para conteúdos reconhecidos como complexos, como é o caso de sistemas químicos. O aluno de escolas da zona rural necessita de elementos de sua realidade para tornar o aprendizado mais promissor, mais eficaz. A região de São Mateus, no Espírito Santo, é uma grande produtora de pimenta do reino, cultura responsável pelo sustento de tantas famílias. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever a percepção dos alunos da turma da primeira série do ensino médio de uma escola estadual do interior de São Mateus sobre o estudo de sistemas químicos utilizando o Princípio de Polya, sob a perspectiva da problematização, com tema sendo a pimenta do reino. A pesquisa de caráter qualitativo foi desenvolvida a partir de uma sequência didática, dividida em cinco momentos: reconhecimento inicial; aulas de nivelamento; estabelecimento de um plano/estratégia; execução da estratégia; e verificação e análise dos resultados obtidos. Para registrar cada momento do desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se um diário de campo, pelo qual se fez possível anotar e observar o andamento do trabalho. Foram realizadas aulas expositivas e dialogadas na parte de problematização, utilizando o Princípio de Polya e a pimenta do reino como tema gerador, além de aulas experimentais e lista de exercícios para auxiliar na construção do conhecimento. Houve a aplicação de dois questionários, um de conhecimentos prévios, visando registrar o conhecimento inicial dos participantes e suas vivências, e um questionário final, para o levantamento da percepção dos alunos acerca de todo o aprendizado obtido por meio da aplicação da pesquisa. A análise de dados ocorreu em duas etapas: a primeira compreendeu a tabulação das perguntas objetivas, enquanto a segunda compreendeu o trabalho das questões discursivas semiestruturadas. Os resultados foram apresentados na forma de gráficos, nuvem de palavras e análises discursivas. A pesquisa apontou que o Princípio de Polya foi considerado um método eficiente na resolução de problemas de sistemas químicos, descrevendo a percepção dos alunos referentes a sua aplicação. Na aplicação da sequência, observou-se que os participantes conseguiram melhorar seus desenvolvimentos em problemas de sistemas químicos utilizando o Princípio de Polya, além de se sentirem mais motivados a estudar o assunto quando este foi associado a um tema do cotidiano, como a pimenta do reino. Como dificuldade da aplicação da sequência didática, registra-se a deficiência nos conhecimentos prévios do conteúdo de sistemas químicos e da base matemática. Conclui-se, portanto, que é possível ir mais no ensino de Química ao explorar novas ferramentas para a resolução de problemas, tornando o aprendizado mais eficaz para o aluno.

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