OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): INTERFACES DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL NA CONDUÇÃO DA MATEMÁTICA ESCOLAR

Nome: ANDRESSA FELISBERTO DE OLIVEIRA

Data de publicação: 20/12/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MOYSES GONCALVES SIQUEIRA FILHO Orientador

Resumo: Esta pesquisa visa responder a seguinte questão norteadora: Quais caminhos foram percorridos pela OBMEP a fim de colaborar com o ensino da matemática escolar? Com esse propósito, objetiva analisar os caminhos percorridos pela OBMEP, desde sua constituição até os dias atuais, considerando os aspectos históricos, culturais, políticos, sociais e as contribuições para ensino da matemática escolar. Para tanto, [1] Descreve a trajetória da OBMEP desde sua gênese até o momento presente; [2] Discute as intencionalidades governamentais sugeridas em discursos oficiais, relatórios, revistas, provas, regulamentos, artigos, reportagens, sites oficiais, programas e portais; [3] Analisa os impactos produzidos pela OBMEP como politica pública educacional, instrumento de inclusão social e difusão da cultura Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-documental, tendo como fundamentação conceitos apresentados na História Cultural, tais como: Representação (CHARTIER); Estratégias e Táticas (DE CERTEAU); Cultura Escolar (JULIA); História das Disciplinas Escolares (CHERVEL). Tem como fontes provas, regulamentos, reportagens, revistas e caderno de estudos. Apresentamos a trajetória da OBMEP, narrando sua origem, mudanças e acréscimos dos objetivos propostos pela organizadora da Obmep, alterações nos regulamentos e nas premiações. Detalhamos características dos programas e portais que a OBMEP disponibiliza. Analisamos as provas do nível 3, 1ª e 2ª fase, anos 2005, 2011,2018 e 2022, verificando regularidades, questões repetidas nos três níveis, diferentes formas de resolução e os objetos de conhecimentos, suas unidades temáticas e as respectivas habilidades mais cobradas nas provas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui que a OBMEP mostra-se a serviço dos interesses dos seus organizadores, na busca por jovens talentosos em matemática, para que atendam as demandas tecnológicas e cientificas do país, manifestando um viés seletivo, e, portanto excludente, embora proclamada como um instrumento de inclusão social.

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