“A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA”

Nome: LORENA ALVES VENTURA

Data de publicação: 14/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador

Resumo: A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), do inglês Project Based Learning, consiste em uma estratégia ou metodologia educacional, que promove a realização, contextualização e planejamento de tarefas que envolvem situações reais. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve por objetivo desenvolver uma prática educativa por meio da ABP de maneira interdisciplinar, com duas turmas da 2ª série do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Química com as disciplinas de Biologia e Química. A fim de relacionar as ideias apresentadas na literatura sobre ABP, foi realizado o projeto intitulado “Lixo: A Terra em nossas mãos”. O tema lixo foi escolhido devido à sua relevância, por estar presente no cotidiano desses alunos, visto que a cidade em que o projeto foi desenvolvido sofre com as consequências deste tipo de poluição. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo, fundamentada seguindo a ideia da pesquisa-ação, em que os participantes foram mobilizados para a construção de conhecimento em um processo de reflexão da ação, fazendo com que os envolvidos realizem um papel ativo na resolução de problemas relacionados ao tema resíduos sólidos. Para execução do projeto, as turmas foram divididas em grupos, seguindo as seis etapas da ABP descritas por Bender (2015) durante o segundo trimestre de 2022. Foi lançada para os: “Quais são as ações que podem ser realizadas para minimizar o descarte incorreto de resíduos sólidos na comunidade em que vive?”. Os discientes contaram com fundamentação bibliográfica, conteúdos de Química, conteúdos de Biologia, aula de campo, palestras e aula prática. Como coleta dos dados utilizou-se questionário, a observação do pesquisador durante a aplicação da referida metodologia, devidamente registrada no diário de bordo, as gravações audiovisuais e produções dos participantes da pesquisa. Dessa maneira, os alunos em grupos apresentaram a resolução da questão e seus produtos (produção de uma horta, produção de bioplástico, confecções de lixeiras, arrecadamento de papelão, reaproveitamento da água do destilador, elaboração do jogo lúdico de coleta seletiva, produção de sabão e inseticida natural) para a comunidade escolar. Os resultados mostraram que um dos pontos positivos da metodologia é uma maior interação entre professor e aluno e que dessa forma ocorre um processo melhor de feedback entre ambas as partes. Outro fato que foi identificado é a diminuição no número de faltas, pois ficou evidente que os estudantes ficaram motivados com o formato de ensino. Com o desenvolvimento do projeto identificou-se que é possível aproximar o conteúdo da realidade dos alunos e constatou-se que a ABP, de maneira interdisciplinar, é uma estratégia de relevante uso em sala de aula, uma vez que contribuiu para que o ensino se tornasse mais dinâmico e os estudos mais autônomos.

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