A FORMAÇÃO CONTINUADA DE MONITORES (AS) DA RACEFFAES: Problematizações dos fundamentos políticos-pedagógicos

Nome: MATEUS FORNACIARI

Data de publicação: 28/06/2023

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Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Resumo: A formação continuada de monitores-professores está presente na maioria dos projetos educacionais, demandando contínuas pesquisas sobre o tema. Buscamos nesta pesquisa conhecer, problematizar e sistematizar os pressupostos políticos e pedagógicos que subjazem as proposições formativas dos monitores, integrantes do coletivo da Regional das Associações dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Espírito Santo (RACEFFAES) e problematizarmos como esses nutrem a práxis docente da Escola Família Agrícola Bley (EFAB). Como perspectiva metodológica adotamos a abordagem qualitativa com pesquisas bibliográficas e de campo, tendo como bibliografia que sustenta esta pesquisa autores como Gramsci (1982); Giroux (1997); Arroyo (2007, 2012), Freire (1987, 2006, 2001, 2015); Gerke de Jesus (2011, 2018), Gava (2011) e Foerste (2005), que também muito contribuíram na interpretação da realidade, pois conforme Gil (2002) a pesquisa de campo possibilita uma interação subjetiva entre os sujeitos da pesquisa, tanto pesquisador como objeto pesquisado. Os dados encontrados foram submetidos à Análise de Conteúdo, pois segundo Franco (2012) é necessário que as descobertas tenham relevância teórica, podendo assim fazermos comparações contextuais. Como resultados destacamos os tensionamentos teóricos e práticos ocorridos à luz dos processos formativos de monitores (as) da RACEFFAES, que fazem com que as associações das escolas vinculadas a RACEFFAES se apropriem dos pressupostos político-pedagógicos à luz de autores do Materialismo Histórico e Dialético como corrente filosófica e da Pedagogia Libertadora e da Pedagogia Histórico Crítica dos Conteúdos como teoria pedagógica, permitindo com que as práticas de militância sociopolítica dos monitores-professores se tornem uma referência.

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