ENSINO DE QUÍMICA NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ENSINO INVESTIGATIVO EM AULAS DE CIÊNCIAS COM ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Nome: ARINA TIMBOHIBA BARCELOS

Data de publicação: 28/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Examinador Interno
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
GILMENE BIANCO Presidente

Resumo: O presente estudo trata da importância do ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como da abordagem e introdução do conhecimento químico nesse nível de ensino. A pesquisa, do tipo qualitativa, teve como principal objetivo, executar e avaliar a experimentação por meio da atividade lúdica com uma turma do 5º ano de uma escola pública, localizada no município de Conceição da Barra. Diante disso, essa investigação foi conduzida com base na execução de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI), em que foi abordado o tema Densidade, conceito científico proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo a proporcionar a compreensão de que a Química está presente no cotidiano dos alunos. Deste modo, com base nos pressupostos teóricos metodológicos do Ensino por Investigação, a SEI foi dividida em 5 etapas: Aplicação do questionário inicial; Problematização; Experimentação e Sistematização coletiva e individual do conhecimento. Os dados obtidos foram analisados seguindo a metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), sendo classificados em três categorias de análise: Conhecimento prévio dos alunos, Desenvolvimento de um pensamento ou raciocínio científico e Aspectos emocionais e Atitudinais. Os resultados obtidos nessa pesquisa demonstram que a utilização da SEI revela-se uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de conceitos químicos nos anos iniciais, uma vez que permitiu trabalhar o tema Densidade por meio de atividades experimentais investigativas, permitindo que os alunos desenvolvessem habilidades como observação, análise, formulação de hipóteses, experimentação e conclusão. A abordagem lúdica e interativa despertou o interesse e a participação ativa das crianças durante todo o processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento da curiosidade científica e criatividade. Além disso, fica evidente a importância de abordar a educação científica de maneira clara e eficaz desde o início do ensino básico, incentivando a curiosidade e o aprofundamento dos alunos sobre os conceitos fundamentais de Ciências Naturais. Com isso, torna-se necessário que educadores aprimorem e incorporem uma prática pedagógica consistente na educação sobre conceitos científicos, possibilitando um aprendizado mais significativo e prazeroso para as crianças, especialmente em um momento em que a abordagem do pensamento científico se torna cada vez mais central e necessária na sociedade moderna.

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