EU, NÓS,
ELES: A formação profissional de um estudante surdo

Nome: ERIVÂNIA DO NASCIMENTO COUTINHO MAJESKI

Data de publicação: 18/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ISABEL MATOS NUNES Orientador

Resumo: Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, conduz-se uma investigação de um estudo de caso que envolve um discente surdo matriculado no Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo, especificamente no campus Centro-Serrano - Ifes-CS, situado na região de Santa Maria de Jetibá. O cerne concentra-se no processo formativo desse aluno, o qual suscitou tensões no contexto do processo educativo dentro da referida instituição.
Empregando uma perspectiva sociológica das inter-relações sociais, o objetivo da pesquisa consiste em analisar o processo de inclusão escolar de um estudante surdo na educação profissional do Ifes-CS, com base no enquadramento conceitual das “teias de interdependência” apresentadas por Norbert Elias (1994). A abordagem teórica adotada proporcionou um arcabouço analítico que permitiu a investigação dos diversos elementos que moldaram a trajetória educacional desse
estudante surdo no âmbito da educação profissional. Para fundamentar a análise em questão, identificaram-se três categorias figuracionais que emergiram no decurso da pesquisa. Primeiramente, a categoria "figuração do EU" explora a perspectiva subjetiva do próprio estudante surdo, possibilitando uma compreensão intrínseca de sua experiência. Em segundo lugar, a categoria "figuração do NÓS" engloba as tensões e desafios que surgiram em decorrência da inter-relação do discente surdo no contexto da educação profissional. Por último, a categoria "figuração com ELES" delineia as iniciativas empreendidas pelo campus Ifes-CS notadamente por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), visando atender às demandas educacionais desse discente surdo e examinar como essas ações influenciaram sua trajetória educativa. Ao final deste estudo, espera-se obter uma compreensão abrangente não apenas das questões pertinentes à surdez, mas também das transformações suscitadas pela interação social entre o Instituto Federal do Espírito Santo e o estudante surdo. Além disso, pretende-se aprofundar a análise das implicações resultantes dessa rede de interdependência para todas as partes envolvidas, destacando os impactos e as mudanças que se desdobram ao longo desse processo.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540