É FATO OU FAKE? A QUÍMICA E AS FAKE NEWS NO
CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Nome: FERNANDO DALBÓ DURÃES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/06/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
GILMENE BIANCO Examinador Interno

Resumo: As fake news, ou notícias falsas, são um fenômeno cada vez mais presente em nossa
sociedade. Com o avanço da tecnologia, a disseminação de informações falsas
tornou-se muito mais fácil e rápida. Esse fenômeno pode ter impactos significativos
para a ciência, que é uma das áreas mais afetadas pelas fake news, pois informações
falsas podem ser disseminadas sobre descobertas científicas, tratamentos médicos,
vacinas e outros temas relacionados à saúde. A presente pesquisa buscou analisar
uma proposta de ensino por investigação a partir do desenvolvimento do projeto “É
fato ou fake? A Química e as fake news no contexto da pandemia da COVID-19”, além
de contribuir para a compreensão e a utilização das tecnologias digitais de informação
e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, para se comunicar,
acessar e disseminar informações. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa com
abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, em que foi elaborada e
aplicada uma sequência didática, construída a partir dos pressupostos de Freire para
uma educação libertadora, e baseada na Dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos
de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede
estadual do Espírito Santo, localizada na zona urbana da cidade de São Mateus, ES,
em duas turmas da 3ª série do ensino médio. Para promover um olhar investigativo e
crítico dos estudantes, foi adotado o ensino por investigação, aliado à experimentação
no Ensino de Química. Os dados foram coletados a partir de dois questionários, diário
de bordo e gravação de áudio. A análise dos dados foi realizada utilizando a análise
de conteúdo, proposta por Bardin. Durante a aplicação da pesquisa foi possível
perceber que antes do desenvolvimento das atividades os alunos apresentavam uma
ideia simples sobre o assunto, construído a partir de observações do cotidiano. Após
a aplicação da sequência didática os alunos apresentaram um conhecimento científico
sobre o assunto. Desta forma, verificou-se que houve a reestruturação do
conhecimento dos estudantes, chegando-se à conclusão de que o Ensino por
Investigação é uma abordagem de ensino que favorece a construção de
conhecimento dos alunos.
Palavras-chave: Negacionismo; Ensino por investigação; Alfabetização científica.

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