CONVERTENDO MEDO EM POSSIBILIDADES: PLATAFORMA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE FOTOSSÍNTESE
Nome: ANA BEATRIZ TOURINHO BRAGA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/12/2022
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
KARINA CARVALHO MANCINI | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
ELISA MITSUKO AOYAMA | Examinador Externo |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Examinador Interno |
KARINA CARVALHO MANCINI | Orientador |
Resumo: Considerando a importância da fotossíntese para a manutenção da vida e as dificuldades no ensino e aprendizagem deste conteúdo, a presente pesquisa de mestrado objetivou o desenvolvimento e validação de uma plataforma virtual sobre o processo de fotossíntese voltada para professores de Ciências e Biologia. A plataforma (http://www.cmepenergiacelular.online/) apresenta uma diversidade de recursos (atividades, experimentos, artigos, flashes cards, sequências didáticas, links de vídeos, jogos online, curiosidades e cursos e produtos) fundamentados no resgate dos saberes prévios dos alunos, correlação com o cotidiano para uma aprendizagem significativa e na autonomia do aluno e papel mediador do professor. A validação da plataforma foi realizada com professores de Ciências e Biologia da rede Profbio do Espírito Santo e contou com dois momentos virtuais: questionário para análise do perfil dos participantes e questionário após a exploração da plataforma. A ferramenta foi muito bem avaliada pelos professores, tendo recebido algumas sugestões para melhoria e muitos discursos sobre as potencialidades da mesma. A plataforma parece ter atendido às demandas e angústias dos professores com relação ao ensino de fotossíntese.