AS CONTRIBUIÇÕES DOS MULTILETRAMENTOS E DA
MULTIMODALIDADE NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA EM
LÍNGUA PORTUGUESA: UM OLHAR PARA A RETEXTUALIZAÇÃO
NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO
BÁSICA

Nome: MARIA CÉLIA FIORINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Examinador Externo
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Examinador Interno
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Resumo: Esta pesquisa desenvolve práticas sociais de leitura e escrita nos gêneros
multimodais no dia a dia das aulas de Língua Portuguesa no nono ano do ensino
fundamental com um olhar para a retextualização de crônicas. Sob as contribuições
de Bakhtin (2003, 2006), Rojo (2012), Ribeiro (2020, 2021), Coscarelli e Cani (2016),
Costa-Hübes (2014), Street (2014), Geraldi (2006, 2019) e Antunes (2003) discutimos
sobre a o ensino de Língua Portuguesa na formação dos jovens para novos
conhecimentos das práticas sociais de leitura e escrita. Utilizamos como metodologia
a pesquisa participante, com a participação dos estudantes do nono ano do ensino
fundamental de uma escola pública estadual no norte do Espírito Santo. Para tanto,
desenvolvemos a pesquisa em sala de aula sob a perspectiva de leitura e escrita nos
multiletramentos, com o gênero textual crônica. Diante do desenvolvimento das
retextualizações realizadas, podemos afirmar que esse tipo de atividade realizada foi
de suma importância para perspectivas de práticas exitosas em sala de aula.
Palavras-chave: Educação Básica. Língua Portuguesa. Multiletramentos e
Multimodalidade. Leitura e Escrita. Retextualização.

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