ENTRE MEMÓRIAS E VESTÍGIOS DO PORTO DE SÃO MATEUS: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA LOCAL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: KÉSYA DE OLIVEIRA NOBRE CASTILLO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/11/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador
MIRIÃ LÚCIA LUIZ Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno

Resumo: Este trabalho apresenta problematizações, reflexões e compreensões sobre aspectos da memória e sua capacidade de imprimir nas narrativas as temporalidades dos registros locais, representações sociais e outros fragmentos da história, dialogando com os autores Nora (1993), Le Goff (2013) e Assmann (2014). O estudo teve por objetivo analisar as potencialidades do trabalho com as memórias no Porto de São Mateus- Espírito Santo, para o ensino da história local nos anos iniciais do ensino fundamental. O desenvolvimento metodológico envolveu a pesquisa bibliográfica e documental sobre o Porto de São Mateus, focando especialmente acontecimentos das últimas seis décadas, entre os anos de 1960 a 2022. Este recorte temporal se justifica pelo marco da mudança comercial da região, fato ligado à inauguração das estradas de rodagem no ano de 1963. A construção da BR 101, conectando o município de São Mateus à capital Vitória, se entrelaça com o processo inicial de decadência do Porto Fluvial da cidade na mesma década, resultando na alteração da localização principal do mercado do Porto de São Mateus para cidade alta. Aliada a essa pesquisa bibliográfica foi utilizada a abordagem da história oral temática, além de uma proposição de investigação com dois grupos focais, de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa esteve baseada nos novos olhares para fontes históricas, seguindo perspectivas da Nova História e preposições de autores como Peter Burke (1992) Marc Bloch (2001) e Levi (1992), possibilitando verificar a importância da promoção da história oral lado a lado com a história local. O percurso do trabalho concluiu que os vestígios da micro-história mateense contribuem para compreensões mais amplas da história macro do nosso País. O estudo resultou na criação de material de ensino, o conto literário “As Aventuras de Kirikerê”, que poderá ser utilizado como suporte educacional, pensado para os anos iniciais do ensino fundamental, de acesso público e virtual.

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