EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DOS
CURSOS TÉCNICOS DO IFES – CAMPUS MONTANHA: UM ESTUDO PELO VIÉS
DOS MULTILETRAMENTOS

Nome: MAIKE DOS SANTOS SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/08/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Examinador Interno
MICHELLE SOARES PINHEIRO Examinador Externo
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Resumo: Esta pesquisa busca, à luz dos estudos dos Multiletramentos, investigar como ocorre
o ensino da Língua Inglesa no Ifes - Campus Montanha, a partir de uma entrevista por
meio de questionário (Apêndice A) e roda de conversa com os alunos participantes do
primeiro ano, como também das análises dos textos dispostos em documentos tais
como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Orientações Curriculares
Nacionais para o Ensino Médio (OCEM), especificadamente o ensino de Línguas
Estrangeiras, e o Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos (PPC) do referido Campus,
seguidas da leitura de pesquisas e referenciais teóricos como aportes para uma
educação linguística numa perspectiva crítica baseada nos letramentos. Para tanto,
recorremos aos estudos dos Multiletramentos, letramento crítico, a partir das reflexões
de New London Group (1996); Cope & Kalantzis (2006); Ferraz (2015); Duboc (2015),
Menezes de Souza (2019), entre outros autores. Face aos resultados das análises
dos documentos institucionais, compreendeu-se que as OCEM (2006) indicam uma
concepção de linguagem voltada para a prática social e não mais focada quase que
exclusivamente na estrutura linguística, a fim de que ela seja concebida de forma
interativa e socioculturalmente contextualizada. Já a BNCC (2017) apresenta uma
perspectiva para o ensino de língua que acredita em potencializar a formação do
indivíduo em todos os contextos, contudo, ao estar centrada no desenvolvimento de
competências, habilidades acaba valorizando uma visão mercadológica e formação
humana voltada para individualidade e não a coletividade. O PPC (2017) por ainda
valorizar um ensino linguístico estrutural e mecânico vai de encontro à concepção de
linguagem proposta pelas OCEM. A análise dos dados produzidos in loco mostrou que
o ensino linguístico quando ocorre embasado numa forma singular e formal da língua,
concebendo ao aprendiz somente a capacidade e a habilidade de “dominar” a escrita
e leitura, tende a reproduzir a ideia de que exista um único modo de representação e
assimilação da língua. No entanto, quando associada à “prática situada”, à realidade
dos aprendizes, ela passa a ser reflexo daquilo que está presente no seu cotidiano.
Palavras-chave: Educação Linguística. Multiletramentos. Ensino da Língua Inglesa.

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