O brincar, brinquedos e jogos: Maome e as suas possibilidades e potencialidades
Nome: OLIVIA BISS MATHIAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 27/09/2022
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
SARAH DE OLIVEIRA LOLLATO | Examinador Externo |
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI | Examinador Interno |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Resumo: A pesquisa teve como objetivo investigar como o brincar, brinquedos e jogos
poderiam contribuir para o desenvolvimento de uma criança na fase infantil. Essa
análise foi feita com a ajuda do participante da pesquisa Maome, nome fictício dado
ao protagonista da pesquisa. Com cinco (05) anos de idade, veio encaminhado da
Escola Municipal de Educação Infantil Leia dos Santos, no munícipio de
Sooretama/ES, com a queixa inicial de que o menor estava apresentando dificuldades
devido ao diagnóstico de autismo outorgado aos três (03) anos de idade e à falta de
comunicação verbal. A pesquisa aconteceu em uma clínica psicológica na cidade de
Sooretama/ES pelo método clínico, viés qualitativo com cinco (05) transcrições de
vídeos, ou seja, durante os encontros a pesquisadora filmava e transcrevia os
atendimentos. O brincar, brinquedos e jogos foram analisados de forma livre, assim
como outras questões que foram surgindo no decorrer dos encontros com Maome. Os
autores utilizados para o embasamento desta pesquisa foram Kishimoto (1993; 2002;
2016), Vygotsky (1991; 2010), Brougère (2010), Kamii e Devries (1991) e Benjamin
(2009), os quais trazem diversas contribuições sobre a temática.