O ATENDIMENTO EM AMBIENTE DOMICILIAR DE ESTUDANTE COM
DEFICIÊNCIA: A COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E AS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Nome: SANDRA ADRIANA SCARPATTI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/06/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA MAFEZONI CAETANO Examinador Externo
ISABEL MATOS NUNES Examinador Interno
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Orientador

Resumo: Dentre as modalidades de atendimento apontadas nas diretrizes da Política Nacional
de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – PNEEPEI/2008 consta
o atendimento em ambiente domiciliar para atender estudante da educação básica,
decorrente de problema de saúde que impossibilite o educando de frequentar a
escola, temporária ou permanentemente. Diante desse cenário, ocorre o problema de
pesquisa: Quais práticas pedagógicas são realizadas com uma estudante com
deficiência motora grave, não verbal, com comprometimento intelectual, atendida em
ambiente domiciliar? Tem como objetivo geral conhecer e analisar a prática
pedagógica utilizada pela professora do atendimento em ambiente domiciliar de uma
estudante matriculada no ensino fundamental anos finais, da rede municipal de ensino
de São Mateus/ES, com deficiência em grau severo, tendo como recurso
metodológico a Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA. Os dados coletados
no momento da pesquisa de campo tomarão como fonte de análise as contribuições
de Vigotski no campo da defectologia (2011) e no estudo da aprendizagem e
desenvolvimento da pessoa com deficiência. A observação das práticas pedagógicas
e da CAA ocorreu durante o atendimento da professora em ambiente domiciliar. As
leituras aprofundadas da perspectiva histórico-cultural, em especial os conceitos de
mediação, caminhos alternativos e de compensação sociopsicológica se mostraram
como caminhos potentes para o acesso ao currículo escolar pela aluna com
deficiência atendida em ambiente domiciliar, a fim de oportunizar continuidade ao
estudo, tendo como premissa garantir direitos educativos equitativos e inclusivos.
Palavras-chave: Atendimento em Ambiente Domiciliar. Educação Especial.
Educação Inclusiva. Perspectiva Histórico-Cultural. Comunicação Aumentativa e
Alternativa.

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