O ENSINO DE CIÊNCIAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO MATEUS
EM SUAS RELAÇÕES COM A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE
NACIONAL COMUM CURRICULAR
Nome: NAYARA TEIXEIRA BARBOSA DE MATOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 03/12/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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DEBORA SCHMITT KAVALEK | Examinador Externo |
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS | Examinador Interno |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
Resumo: A homologação da Base Nacional Comum Curricular no país trouxe consigo a
necessidade de os estados e municípios implementarem o documento até o início do
ano letivo de 2020. Com a implementação, a rede municipal de ensino de São Mateus
adequou o currículo escolar de Ciências à BNCC, num período de muito trabalho
caracterizado pela falta de orientação e incertezas que não foram sanadas pelas
instâncias governamentais responsáveis pela elaboração e homologação da Base.
Com a nova versão de um documento obrigatório que regeria o ensino nacional, o
componente curricular Ciências passou por uma série de mudanças estruturais que
reorganizou os conteúdos específicos da área aos quais os docentes estavam
habituados a trabalhar. Assim, a partir da necessidade de discutirmos o impacto da
implementação da BNCC à prática docente e ao contexto do ensino de Ciências,
houve a sistematização de uma proposta de parceria de trabalho entre universidade
e escola básica na oferta de um curso de formação continuada para professores de
Ciências: o Semear Ciências. O Semear Ciências teve o intuito de fornecer subsídios
para a construção de saberes científicos diante dos novos objetos de conhecimento e
habilidades propostos pela Base. A partir do curso também buscamos conhecer os
saberes docentes integrados à prática de trabalho dos professores participantes,
saberes esses que são essênciais à profissionalização do ofício da docência.
Portanto, a presente pesquisa tem como objetivo investigar, através da oferta deste
curso de formação continuada, como os saberes docentes se integram ao cenário da
trajetória de professores de Ciências em suas relações com a implementação da Base
Nacional Comum Curricular na rede municipal de ensino de São Mateus.
Compreendemos através desta pesquisa que apesar das incertezas e
questionamentos quanto as modificações estruturais estabelecidas para o
componente curricular, os docentes estão olhando para o futuro do ensino de Ciências
com comprometimento e otimismo, cientes do árduo caminho que irão percorrer.
Através desta pesquisa pudemos compreender a necessidade de ampliarmos as
discussões sobre processos de formação continuada que considerem o professor
como elemento central e primordial de sua própria formação, de maneira a possibilitar
uma reflexão e autorreflexão sobre as especificidades da docência e sua
profissionalização, permitindo-o construir, reconstruir e desconstruir seus saberes.