O uso dos videogames texto nas aulas de Língua Inglesa: contribuições dos estudos dos Letramentos e da Abordagem Multimodal

Nome: CELIA NUNES PEREIRA BORGES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DENISE GIAROLA MAIA Orientador
ISABEL MATOS NUNES Orientador
ZÁIRA BOMFANTE DOS SANTOS Examinador Externo

Resumo: O uso de jogos de vídeo game está presente no cotidiano das pessoas de diversas
faixas etárias e também no contexto escolar por meio das tecnologias como o celular.
Com o objetivo de associar atividades por meio dessa mídia digital e o ensino de
língua estrangeira, esta pesquisa investigou a interação por meio da leitura e as
contribuições que os games de plataforma podem proporcionar aos alunos durante o
processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Tendo em vista as novas
teorias de Letramentos e dos novos domínios semióticos, a pesquisa foi realizada de
forma colaborativa e reflexiva entre os participantes através da aplicação dos games,
observação das fases e registro dos novos saberes em língua inglesa no decorrer da
execução do projeto. Sob as contribuições de Kress (2010), Cope, Kalantzis (2008,
2009), Grupo de Nova Londres (1996, 2000), Gee (2003, 2005, 2007), Pérez-Latorre
et al. (2016) e Machin (2007) abordamos a formação do indivíduo aberto aos novos
conhecimentos, especialmente os tecnológicos, no contexto da sala de aula e
ancoramo-nos nas dimensões analíticas: Dimensões ludo narrativa (Ludo-narrative
dimension) e Dimensão da jogabilidade do sistema (system-gameplay dimension).
Utilizando a metodologia da pesquisa numa abordagem colaborativa e qualitativa, os
resultados apontam para a interação dos participantes por meio do jogo como
ferramenta pedagógica, dialogando com outras interfaces semióticas, interagindo por
meio da leitura em língua inglesa buscando criar uma postura mais crítica e reflexiva.
Palavras-chave: Letramentos. Tecnologia. Games. Aprendizagem de Língua Inglesa.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540