INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM ABORDAGEM CTS/CTSA, NA PERSPECTIVA
FREIREANA, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM CAMINHO PARA O
EXERCÍCIO DA CIDADANIACAMINHO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

Nome: JÉSSICA ENDRINGER DIAS GAVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 24/09/2021

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Orientador
ROBERTA MAURA CALEFI Examinador Interno
SANDRA MARA SANTANA ROCHA Orientador

Resumo: Atualmente, convivemos com muitas transformações ambientais, sociais, eco nômicas e
políticas, em decorrência das descobertas científicas e tecnológicas. Isso contribui, em
muitos aspectos, para a melhoria da vida humana, porém pode gerar graves consequências
à natureza. Por isso, precisamos compreender os riscos e os benefícios que esses avanços
científicos proporcionam para a sociedade e minimizar os efeitos nocivos deles no ambiente.
Para tanto, é necessário criar meios que permitam a construção de valores sociais, voltados
à conservação da natureza, em que os temas afins possam ser trabalhados nas escolas, de
maneira interdisciplinar e cooperativa, valorizando o contexto histórico e cultural dos
estudantes, principalmente dos indivíduos inclusos n a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A EJA é composta por um público diversificado, com pessoas que não concluíram seus
estudos no tempo adequado, pelos mais diversos motivos, e que, na sua maioria, possuem
dificuldades de aprendizagem, além de desconhecerem muitos conceitos científicos, apesar
de, em seu cotidiano, vivenciarem seu real significado. A presente pesquisa fundamenta-se
na perspectiva freireana, com o objetivo de investigar se a intervenção pedagógica , na
Educação de Jovens e adultos, com a abordagem CTSA, trabalhada de forma interdisciplinar
e contextualizada, é capaz de possibilitar um conhecimento mais integrativo no ambiente
escolar, sendo imprescindível a utilização de um diálogo cada vez mais abrangente no
processo de ensino-apredinzagem. Classifica-se como uma pesquisa do tipo qualitativa,
bibliográfica, que identifica, na literatura disponível, como o movimento CTSA é abordado e
trabalhado, também como um estudo de caso, que utilizou as Intervenções pedagógicas
para a coleta dos dados brutos, ancoradas pelos instrumentos: rodas de conversas
dialogadas, oficinas de elaboração de sabão de óleos usados, receitas com
reaproveitamento de cascas de alimentos e incentivo à alimentação saudável, aplicação de
um questionário semiestruturado e um fórum. Os resultados obtidos foram categorizados a
posteriori pela análise de conteúdo de Bardin (2016). Essa análise das categorias nos
possibiltou uma reflexão sobre a importância de se levarem, para as escolas, ferramentas de
ensino-aprendizagem que possam fazer com que os estudantes analisem a realidade
ambiental, social e econômica, de maneira crítica e com protagonismo, contribuindo para
que exerçam a sua cidadania.

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