A ESCOLA QUILOMBOLA DO LINHARINHO, CONCEIÇÃO DA BARRA - ES: A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA

Nome: EZINETE MOREIRA DO ROZARIO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/05/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
GUSTAVO MACHADO PRADO Orientador
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA Orientador
MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM Orientador
SIMONE RAQUEL BATISTA FERREIRA Orientador

Resumo: Este estudo apresenta o resultado da investigação da relação entre a Escola
Municipal de Ensino Fundamental Linhares, o currículo e a comunidade
quilombola do Linharinho, localizada no município de Conceição da Barra, Espírito Santo. Assim, o presente trabalho objetivou transcrever o histórico da
comunidade escolar, compreender seus modos de vida e os conflitos
contemporâneos; além de realizar o diagnóstico sócio-histórico-ambiental da
comunidade escolar por meio da Pesquisa-Ação e um planejamento
participativo para as ações de intervenção. A pesquisa foi conduzida de
novembro de 2018 a janeiro de 2020 com apoio do Projeto Comunidade
Participativa, desenvolvido pelo Laboratório de Educação Ambiental do Centro
Universitário Norte do Espírito Santo /UFES. A pesquisa está fundamentada na
perspectiva teórica freireana, com referenciais das teorias curriculares pós- críticas e do multiculturalismo crítico, ao abordar a questão do movimento
negro e o direito à educação quilombola. Embora existam outros estudos com a
comunidade, esse é um trabalho inédito que possui o auxílio participativo da
comunidade, além de contar com a participação da professora e quilombola
Genilda Cassiano, que possui uma trajetória importante para a continuidade da
cultura, identificação e educação na comunidade.

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