A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA A PARTIR DA
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Nome: JANYNE SOARES BRAGA PIRES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2021
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
GILMENE BIANCO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
ERICA DUARTE SILVA | Orientador |
GILMENE BIANCO | Orientador |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
Resumo: O ensino de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental é permeado de
desafios que afetam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. De um lado, encontramos professores licenciados em Ciências, ministrando conteúdos de Química e Física, sendo que, na maioria das vezes, sua formação não contemplou os saberes necessários, gerando desconforto ao ministrar tais conteúdos, agregado à utilização de metodologias de ensino que nem sempre promove uma aprendizagem significativa. Do outro lado, encontramos o baixo interesse dos alunos pela disciplina, ocasionado pela difícil compreensão dos conteúdos estudados. Neste trabalho, foi desenvolvido um curso de formação continuada, realizado com professores das redes municipal e estadual de São Mateus-ES, com o objetivo de ofertar formação complementar sobre o ensino de Química nas séries finais do Ensino Fundamental, abordando as práticas e as possibilidades para o ensino do mesmo. A pesquisa foi realizada com o intuito de identificar as dificuldades no ensino de Química e Física, vivenciadas por professores de Ciências do EF, identificando as metodologias utilizadas e discutindo as concepções do ensino de Ciências abordadas na BNCC. Com os resultados obtidos, percebe-se uma divisão entre os professores que defendem a nova organização curricular proposta pela BNNC e os que não concordam. O ponto mais destacado é a redução e/ou retirada de conteúdos essenciais no ensino de Ciências no Ensino Fundamental. O curso de formação proporcionou aos professores da rede estadual e municipal de ensino um momento de debate e discussões a respeito da BNCC, sobre os conteúdos de Física
e Química, vistos ao longo do Ensino Fundamental, e as metodologias utilizadas no ensino de Ciências. Nota-se que os professores estão sempre em busca de estratégias para facilitar o processo ensino-aprendizagem.