A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIENCIAS NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nome: Janyne Soares Braga Pires
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gilmene Bianco Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Erica Duarte Silva Orientador
Gilmene Bianco Orientador
Gustavo Machado Prado Orientador

Resumo: O ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental é permeado de
desafios que afetam a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. De um
lado encontramos professores licenciados em ciências ministrando conteúdos de
química e física, sendo que maioria das vezes sua formação não contemplou os
saberes necessários gerando desconforto ao ministrar tais conteúdos, agregado a
utilização de metodologias de ensino que nem sempre promove uma aprendizagem
significativa. Do outro lado encontramos o baixo interesse dos alunos pela disciplina,
ocasionado pela difícil compreensão dos conteúdos estudados. Neste trabalho foi
desenvolvido um curso de formação continuada realizado com professores da
municipal e estadual de São Mateus-ES, com o objetivo ofertar formação
complementar sobre o ensino de química nas séries finais do ensino fundamental,
abordando as práticase as possibilidades para o ensino de química. A pesquisa foi
realizada com o intuito de identificar as dificuldades no ensino de química e física
vivenciado por professores de ciências do EF identificando as metodologias
utilizadas e discutir as concepções do ensino de ciências abordadas na BNCC. Com
os resultados obtidos, percebe-se uma divisão entre os professores que defendem a
nova organização curricular proposta pela BNNC e os que não concordam. O ponto
mais destacado é a redução e/ou retirada de conteúdos essenciais no ensino de
Ciências no ensino fundamental. O curso de formação proporcionou aos professores
da rede estadual e municipal de ensino um momento de debate e discussões a
respeito da BNCC, sobre os conteúdos de física e química vistos ao longo do ensino
fundamental e as metodologias utilizadas no ensino de Ciências. Nota-se que os

professores estão sempre em busca de estratégias para facilitar o processo ensino-
aprendizagem.

Palavras-Chave: Ensino/aprendizagem. Ensino de ciências. Metodologias
alternativas. Formação de professores.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540