SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE O TEMA RADIOATIVIDADE POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Nome: RODRIGO TARDIN FRANCISCHETO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/06/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Gilmene Bianco Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Nery Furlan Mendes Examinador Interno
Elizabeth Detone Faustini Brasil Examinador Externo
Gilmene Bianco Orientador

Resumo: Este projeto de pesquisa apresenta um recurso pedagógico lúdico e motivador
para melhorar o desempenho do aprendizado, despertando o interesse dos
alunos em um tópico de ensino da Química – a radioatividade. Relata uma
experiência de elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQ) como estratégia
didática para o trabalho com conceitos químicos sobre radioatividade. O objetivo
é avaliar o potencial didático dos quadrinhos no sentido de facilitar o
entendimento dos conceitos estudados e aproximar os alunos da química. Já a
HQ possui grande apelo junto ao púbico jovem. Atualmente, a abordagem de
“radioatividade” ainda é realizada através de exposição de conceitos pelos
professores, sem que os alunos tenham participação ativa no processo. A
estrutura dos livros didáticos de ensino médio também desfavorece o
desenvolvimento de uma representação social mais ampla da radioatividade
indo de encontro aos objetivos do ensino de Química atual. É notório que o
púbico jovem gosta das HQs, e elas podem ser utilizadas para facilitar o
entendimento e a contextualização dos conceitos de radioatividade com uma
história e conteúdo que aprenderam. A elaboração e produção dos seus próprios
quadrinhos, com suas inéditas histórias, instigam a curiosidade dos alunos que
podem usar sua criatividade para construir, mentalmente, conceitos científicos,
além de adquirir outras habilidades como construção de textos, desenhos,
pinturas e criação de personagens. O conhecimento científico, incluindo o
químico, melhora a capacidade de o indivíduo analisar, refletir e criar além de
promover mudanças no seu comportamento diante de várias situações do
cotidiano, uma vez que a Química é uma ciência presente no cotidiano de todos.
Esse método, que vai ao encontro da teoria da aprendizagem significativa,
descreve como o processo pelo qual um novo conhecimento adquire significado
na contextura cognitiva do aluno. Sabe-se que os dados nacionais referentes à
leitura e interpretação de texto são insatisfatórios e a construção das HQs pode
contribuir para a assimilação e internalização de conceitos sobre
“radioatividade”

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