O MENINO ESQUECIDO?: UM ESTUDO SOBRE OS PROCESSOS
DE INVISIBILIDADE E SILENCIAMENTO DE UM ADOLESCENTE
INSERIDO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS.
Nome: FELIPE RAFAEL KOSLOSKI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/09/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALICE MELO PESSOTTI | Examinador Externo |
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Examinador Interno |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Orientador |
Resumo: O objetivo do presente estudo é conhecer, refletir e evidenciar as relações advindas dos contextos de violência na família e como isso expressa-se na escola e nas políticas públicas que o sujeito pesquisado foi e está sendo atendido. Para o debate e reflexão sobre as questões propostas acerca da violência optou-se pela escolha do sujeito aqui chamado de Eijey. Adolescente esse que frequenta o CMAEE Deborah Maria Covre, que referencia a educação especial no município de Pinheiros ES e atende às demandas das escolas da Rede Municipal relativas ao atendimento educacional especializado em contra turno escolar. Através da análise da trajetória de Eijey nas políticas públicas analisamos os discursos oriundos desses locais, as influências na trajetória do adolescente, o silenciamento , os rótulos, as ausências e como os diversos profissionais construíram seus discursos sob o sujeito.