A FÍSICA DAS ESTRELAS: A ASTRONOMIA E A ASTROFÍSICA
COMO CAMINHOS PARA ENSINAR FÍSICA MODERNA E
CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Nome: WENDERSON MAÇÃO PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/03/2020
Orientador:

Nome Papelordem crescente
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador

Banca:

Nome Papelordem crescente
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA Orientador
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo

Resumo: A presente pesquisa tem como proposta realizar uma análise crítica sobre a
apropriaçA presente pesquisa tem como proposta realizar uma análise crítica sobre a
apropriação de conceitos de Física Moderna e Contemporânea numa turma da 2ª
série do Ensino Médio de uma escola pública do município de São Gabriel da Palha-
ES, na qual utilizamos como caminhos para a motivação do processo de ensinoaprendizagem,
tópicos da Astronomia e Astrofísica, utilizando como ferramentas
metodológicas atividades de perspectiva investigativa. Para o desenvolvimento da
pesquisa, basilamo-nos teoricamente na teoria histórico-cultural de Vygotsky (2000,
2001, 2005 e 2007) e de outros autores que discorrem sobre seu estudo. A
investivagação foi desenvolvida sob uma concepção qualitativa, tendo como
instrumentos de coleta de dados, o diário de campo e a áudio-gravação. Assim,
primeiramente realizamos um grupo focal com os participantes da pesquisa, a fim de
avaliarmos sua evolução de conceitos sobre o Sol e a produção de energia nuclear.
Em outro encontro, foi realizado um momento de observação astronômica com a
utilização de um telescópio. Realizamos, também, alguns encontros nos quais foram
desenvolvidos experimentos e atividades investigativas com a finalidade de analisar o
processo de formação de conceitos científicos em relação aos temas propostos, com
a abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea. Assim, entendemos
como fatores importantes para atingir os objetivos propostos nessa pesquisa, os
trabalhos em grupo, os quais promovem a interação e a troca de experiências entre
os participantes da pesquisa. Nesse contexto, visualisamos também o papel
fundamental do professor como elemento mediador no processo de aprendizagem.
Nossa pesquisa pretende contribuir com alternativas para tornar o ensino da Física
mais atrativo para os alunos, mostrando que os conteúdos desse componente
curricular não se resumem apenas em resolução de problemas descontextualizados
em modelos matemáticos.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540