A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFES/CAMPUS SÃO MATEUS

Nome: POLIANA DOMINGOS MARIANO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/05/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Examinador Interno
DIÓGINA BARATA Examinador Externo
FRANKLIN NOEL DOS SANTOS Orientador

Resumo: A qualidade na formação de professores constitui-se como um dos passos para elevar
também a qualidade do ensino na educação básica, sobretudo, para aqueles que
atuam nas etapas iniciais. Discussões sobre a formação inicial desses professores
são usualmente expostas em trabalhados científicos e acadêmicos, por tratar-se de
profissionais com uma ampla habilitação e diversas fragilidades que se estendem até
mesmo para o ensino de disciplinas específicas nos anos iniciais do ensino
fundamental, como por exemplo, a Ciências. Considerando a importância da Ciências
Naturais para a formação social e científica das crianças e a responsabilidade do
licenciado em Pedagogia na promoção de conhecimentos que possibilitem as crianças
o desenvolvimento desses conceitos, a presente pesquisa, buscou de modo geral,
investigar a formação em Ciências Naturais para a educação infantil e anos iniciais do
ensino fundamental do curso de Pedagogia da UFES/Campus São Mateus e,
especificamente, analisar neste curso as formas de inserção da temática “Ciências
Naturais” no seu projeto pedagógico de curso; verificar como ocorre o processo de
ensino-aprendizagem em Ciências Naturais dos seus formandos e interpretar a arte
da fala desses formandos sobre a presença das Ciências Naturais na sua formação
superior. Tendo como abordagem metodológica, a pesquisa de natureza qualitativa
do tipo etnográfico, a coleta de dados desse estudo foi realizada por meio de três (3)
vias: (1) análise documental: buscou-se vocábulos que apontassem a inserção da
temática Ciências Naturais no projeto pedagógico do curso de Pedagogia da
UFES/Campus São Mateus; (2) observação não participante: a pesquisadora
observou 24 aulas da disciplina “Ciências: conteúdos e seu ensino”, no ano de 2018;
(3) entrevista semiestruturada: aplicada a alunos do 8º período do curso de Pedagogia
da UFES/Campus São Mateus, em duas etapas, no segundo semestre de 2018, e no
primeiro semestre de 2019. Os dados da entrevista semiestruturada foram submetidos
à Hermenêutica e, em sessões distintas, interpretados e discutidos à luz dos
fragmentos de falas dos formandos. Estes resultados reafirmaram as observações da
pesquisadora durante as aulas da disciplina “Ciências: conteúdos e seu ensino” e
reforçaram os dados obtidos na análise do PPC do curso de Pedagogia. Em suma, os
resultados revelaram, sobretudo, uma participação elementar da Ciências Naturais no
PPC do curso de Pedagogia, e uma evidente inserção desta temática apenas na
disciplina “Ciências: conteúdos e seu ensino”, que mesmo de forma incipiente, seguiu
a sua ementa e a BNCC e, proporcionou aos formandos, conhecimentos sobre os
conteúdos usuais de Ciências Naturais e algumas de suas propostas pedagógicas.
Além disso, também ficou evidente as consequências do processo de
departamentalização nesta instituição de ensino superior, que inviabiliza o trabalho
conjunto de professores dos cursos da área da física, química e/ou biologia para a
formação dos formandos em Ciências Naturais. A partir disso, discute-se a
importância de se tratar esse saber também nas demais disciplinas do curso de
Pedagogia, assim como entre os demais cursos de licenciatura deste Campus e a
necessária reflexão sobre a formação inicial e continuada nos cursos de Pedagogia
para o ensino de Ciências Naturais.

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