Formação continuada de professores e educação das relações étnico raciais na EEEM Dom Daniel Comboni – Nova Venécia - ES

Nome: MANUELA BRITO TIBURTINO CAMATA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/04/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Orientador
GUSTAVO HENRIQUE ARAUJO FORDE Examinador Externo
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno

Resumo: Este estudo aborda a formação continuada de professores, observando como se dá a implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), pautada na Lei 10.639/03. A pesquisa envolveu a Escola Estadual de Ensino Médio “Dom Daniel Comboni”, no município de Nova Venécia – ES; o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo – CEFOPE e as Ementas das Instituições de Ensino Superior da região norte do ES, microrregião noroeste Espírito Santense. Nossa preocupação se deu ao percebermos que apesar de mais de uma década da lei, nos deparamos com os desafios de qualificar os professores para abordarem essa temática, considerando que boa parte dos profissionais não tiveram em sua formação inicial (graduação) contato com a ERER. Torna-se imprescindível questionar e destacar sobre o direito dos profissionais da educação à sua qualificação em seu próprio local de trabalho, sobretudo quando levantamos a questão étnico-racial.

Palavras-chave: Educação para as Relações Étnico-Raciais; Formação Continuada de docentes; Políticas Públicas para a educação.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540