ARQUITETURA E COTIDIANO ESCOLAR: A PRODUÇÃO CURRICULAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CÓRREGO DO MILANEZ / SÃO MATEUS-ES

Nome: SAMUEL PINHEIRO DA SILVA SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/03/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADELAR JOÃO PIZETTA Examinador Externo
AILTON PEDREIRA DA SILVA Examinador Interno
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador

Resumo: Esta pesquisa investiga a produção curricular da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Córrego do Milanez”/São Mateus-ES, por meio de análise do cotidiano escolar com foco na arquitetura, nos documentos norteadores e em suas práticas pedagógicas. Tendo como foco a compreensão ampla de currículo, se propõe a perceber os usos que são feitos pelos sujeitos envolvidos do espaço no cotidiano escolar. A escola pesquisada adota propostas formais de currículo urbano, em sua essência, nas séries finais do Ensino Fundamental, ainda que receba estudantes camponeses, vindos de diversas comunidades, principalmente no turno vespertino. Esse fator foi preponderante para que a pesquisa fosse pensada e realizada. Para compreendermos currículo como tudo o que é sentido, vivido e praticado acompanhamos as reflexões de Carvalho (2009) e Oliveira (2005). Nesse aprofundamento em questões relacionadas a cotidianidade ancoramos a pesquisa nos estudos realizados por Certeau (2005), adotando principalmente os conceitos de estratégias e táticas. Pela complexidade do contexto escolar pesquisado, com destaque a relação entre campo e cidade, adentramos no contexto da Educação do Campo, com reflexões a partir de Caldart (2004a); (2004b), para entendermos os movimentos transformadores existentes nesse espaço e diálogo da escola com o Campo. Com o objetivo de adentrar no contexto e cotidiano escolar, juntamente com os sujeitos da pesquisa e também por considerar nossas subjetividades, realizamos uma pesquisa qualitativa que deu suporte a uma pesquisa-ação. As questões evidenciadas neste trabalho, relacionadas a Arquitetura e cotidiano escolar por meio das práticas pedagógicas curriculares, possibilitaram ampliar o entendimento de currículo da escola, com suas singularidades propiciadas por demandas e experiências locais, diante do que é estrategicamente imposto. Assim, foi possível nessa investigação, perceber os significados próprios dos sujeitos nos espaços e tempos da escola em suas vivências e experiências cotidianas.

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