O ensino de Química Orgânica na Educação de Jovens e Adultos: o uso de oficinas pedagógicas para uma aprendizagem significativa

Nome: JOSELIA CRISTINA SIQUEIRA DA SILVA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
GILMENE BIANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA NERY FURLAN MENDES Examinador Interno
DEBORA SCHMITT KAVALEK Examinador Externo
GILMENE BIANCO Orientador

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa de Mestrado em Ensino na
Educação Básica, que busca investigar o perfil dos alunos da modalidade de
ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) e propor o desenvolvimento de
oficinas pedagógicas de ensino no processo de aprendizagem de Química
Orgânica, a partir da utilização de jogos didáticos e a fabricação de perfumes
caseiros. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos da 3º etapa do Ensino
Médio da EJA, de uma escola estadual da cidade de Colatina/ES. A
investigação obedeceu ao delineamento qualitativo, caracterizada como
pesquisa-ação. Para traçar o perfil da turma, foi aplicado aos alunos um
questionário diagnóstico contendo questões acerca da idade, gênero, profissão
e estudos. Para a escolha dos conteúdos a serem desenvolvidos nas oficinas,
levando em conta a dificuldade na assimilação e aprendizagem em funções
orgânicas de grande parte dos educandos, os temas definidos para o
desenvolvimento da pesquisa foram hidrocarbonetos e álcool, por se tratarem
de conteúdos que possuem grande utilização no cotidiano dos educandos.
Com isso, buscou-se relacionar os conceitos químicos dessas funções a
realidade a qual o educando está inserido, alinhando assim a teoria com o
cotidiano. As técnicas de coleta de dados foram pré e pós-questionários
aplicados aos alunos, relatos de experiência pessoal e observações, com o
intuito de obter informações relevantes e consistentes a respeito da validade do
método. A análise dos questionários foi baseada na análise de conteúdo de
Bardin. As metodologias desenvolvidas foram elaboradas de acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Química (PCN) visando a aprendizagem
significativa. A análise dos dados obtidos através dos questionários, relatos e
observações mostrou que as metodologias aplicadas possibilitaram os
educandos a oportunidade de reconstruírem e reelaborarem seus conceitos
prévios sobre Química Orgânica, revelando potencial significativo do processo
de ensino e aprendizagem com a aplicação das oficinas pedagógicas. Autores
como Ausubel, Moreira e Freire fundamentam teoricamente a pesquisa a
respeito da aplicação de novas metodologias de ensino com foco na
aprendizagem significativa.

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