Integração de saberes na Educação do Campo: Olhares a partir da experiência de um Centro Familiar de formação em Alternância

Nome: FELIPE JUNIOR MAURICIO POMUCHENQ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 13/12/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADELAR JOÃO PIZETTA Examinador Externo
AILTON PEREIRA MORILA Examinador Interno
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador
ERINEU FOERSTE Examinador Externo

Resumo: Compreender o conhecimento na sua totalidade é fundamental para que possamos
nos situar no mundo, e por consequência ter as condições para intervir na realidade
e transformá-la, objetivando romper paradigmas dominantes, em que o
conhecimento é visto de forma fragmentada e como meio de colonizar a mente e a
prática, numa perspectiva de unificar e tornar válidos apenas alguns saberes. Esta
pesquisa estabelece um caminhar reflexivo objetivando Caracterizar e compreender
os processos de integração de saberes populares e científicos na educação do
campo a partir da experiência da Escola Família Agrícola do Bley (CEFFA Bley).
RETIRAR Utiliza das reflexões teóricas de Arroyo (1999), Foerste (2005), Freire
(2014) e Santos (2010), e ainda de produções do ENDIPE de 2012, 2014 e 2016, da
Revista Brasileira de Pós-Graduação e das produções do Programa de Pós-
Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB). A escola investigada oferta
os anos finais do ensino fundamental, ensino médio integrado ao curso técnico em
agropecuária, sendo uma escola do campo em alternância, em que foram realizadas
observações participantes, estudo do Plano de Desenvolvimento Institucional, da
Proposta Político Pedagógica da escola, e ainda aplicação de questionários
(estudantes e monitores) e de entrevistas (monitores). Identificamos a partir do
desenvolvimento desta pesquisa que existem várias práticas de integração de
saberes na escola pesquisada, possibilitada pela diversidade de instrumentos
próprios que a pedagogia da alternância apresenta, alinhado a proposta pedagógica
da educação do campo, em que o ensino é pautado na realidade dos sujeitos,
tornando o conhecimento científico contextualizado com esta realidade. Desta forma,
identificamos a profunda relação da teoria com a prática nos processos de ensino e
aprendizagem provocados pela escola, elencados pelos monitores, estudantes e
ainda pelo currículo da escola, principalmente com o auxílio dos Planos de Estudo e
Projeto das áreas, instrumentos que garantem a articulação entre os conhecimentos
disciplinares, numa lógica interdisciplinar.

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