Espacialidades e Currículo em Escola do Campo no Município de São Mateus/ES nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Nome: JOELMA RIBEIRO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Examinador Interno
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI Orientador
DAMIÁN SÁNCHEZ SÁNCHEZ Examinador Externo

Resumo: Este estudo intitulado Espacialidades e Currículo em Escola do Campo no Município
de São Mateus/ES nas Séries iniciais do Ensino Fundamental analisará a
Constituição da Espacialidade, bem como a sua relação com o Currículo proposto
para a Educação do Campo no Município de São Mateus, buscando compreender
suas singularidades e contribuição no processo educativo, além de descrever como
o espaço da escola é ocupado pelos atores sociais que a utilizam, em vista de
conhecer suas experiências de ensino e aprendizagem. Como referência de
pesquisa, teve-se a EPM “Nova Vista” e os sujeitos que nela estudam e trabalham.
Os espaços internos e externos escolar são vistos como lugares de experiências e
de aprendizagens que em sua materialidade, está impregnado de signos, símbolos e
marcas que elaboram conhecimentos. Os espaços são elementos significativos do
currículo da Educação do Campo. Para desenvolver este estudo baseou-se nas
contribuições teóricas de Arroyo (1999, 2016), Frago e Escolano (2001), Certeau
(2005), Pizeta (1999), Caldart (2000, 2004, 2012), Freire (1987, 1996), dentre outros,
que possibilitaram aprofundar a temática estudada. A Construção dos dados se deu
a partir da criação da matriz de analise, logo passou-se a dialogar com os sujeitos
da escola numa proposta de questionário semiestruturado e realização de desenhos
temático feito pelos alunos. Com base nos resultados analisou-se as concepções da
equipe de gestão, das professoras e dos alunos de como se dá a aplicação do
Currículo (Plafec) e como os sujeitos ocupam os espaços da escola. Isso indicou as
maneiras de fazer no cotidiano da equipe de gestão, dos professores e dos alunos
da EPM “Nova Vista” na Educação do Campo. Embora perceba-se falta de
entendimento por parte dos sujeitos envolvidos na pesquisa sobre a importância da
utilização dos espaços internos e externos da escola e fora dela como locais de
aprendizagem.
Palavras Chave: Espacialidades. Currículo. Sujeitos. Educação do Campo.

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