CAFÉ COM MATEMÁTICA:REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO 4.º E 5.º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS

Nome: ALICE VENTURINI OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 21/05/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA CESANA Examinador Externo
LÚCIO SOUZA FASSARELLA Orientador
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO Examinador Interno

Resumo: Estudo de caso etnográfico de natureza qualitativa que tem por objeto uma formação
continuada para professores do 4.° e 5.° anos do Ensino Fundamental, denominada
“Café com Matemática”. Busca responder à questão norteadora: Que
representações de professores do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental
emergem de um processo de formação continuada em Matemática? Tem como
objetivo geral descrever e analisar as representações que emergiram de professores
atuantes no município de Jaguaré-ES, quando imersos num processo de formação
continuada em Matemática. Tem como objetivos específicos a) elencar as
adversidades da prática pedagógica evidenciadas pelos professores do 4.º e do 5.º
ano que precisam trabalhar com Matemática; b) constatar as potencialidades didáticometodológicas
do ensino de Matemática no Ensino Fundamental; c) discutir e refletir
com os participantes sobre os quatro blocos de conteúdos da Matemática que fazem
parte do currículo do 4.º e 5.º anos do Ensino Fundamental: números e operações,
grandezas e medidas, tratamento da informação e Geometria. Tem por fundamentos
teóricos os pressupostos da História Cultural, os conceitos de representação, prática
e apropriação de Roger Chartier, bem como de estratégias e táticas de Michel de
Certeau. Estabelece um diálogo sobre a cultura escolar de acordo com Dominique
Julia. Emprega para coleta de dados um questionário, aplicado no início da formação,
e a observação participante, com registro em diário de bordo durante todos os
encontros do curso. Conclui que os professores ensinam da forma como aprenderam
na infância e adolescência escolar; sobre a formação continuada, utilizam modelos
prontos de atividades para aplicar na sala de aula; sobre avaliação, atribuem
pontuação à produção dos estudantes, mas apresentam dúvidas ao realizar essa
tarefa; sobre a profissão, entendem o professor como transmissor de conhecimento.
Os professores não têm plena consciência de sua autonomia e buscam atender os
currículos escolares e provas externas, mas o processo de formação possibilita
reflexões sobre a prática e a possibilidade de mudanças.
Palavras-chave: Formação continuada. Representações. Ensino Fundamental.

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