SMARTPHONE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO
ENSINO DE BIOLOGIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS- ES
Nome: CAMILLA CARVALHO GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/06/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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KARINA CARVALHO MANCINI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Examinador Interno |
ANDREIA BARCELOS PASSOS LIMA GONTIJO | Examinador Externo |
KARINA CARVALHO MANCINI | Orientador |
Resumo: Diante do uso crescente do smartphone pela comunidade escolar, aliado as políticas
públicas do estado do Espírito Santo relacionadas ao uso desse equipamento,
surgiu a problemática dessa pesquisa, que consiste em investigar qual a percepção
de professores quanto ao uso deste dispositivo como recurso pedagógico no ensino
de biologia. Foram realizadas entrevistas com oito professores de quatro escolas de
Ensino Médio da rede pública do município de São Mateus/ES, sendo três escolas
administradas pelo Governo Estadual e uma pelo Governo Federal. Nas mesmas
escolas, foi aplicado um questionário a 158 alunos, a fim de conhecer o perfil e
possibilidade de uso do celular em sala de aula. Realizou-se por fim um
levantamento de aplicativos específicos para o ensino de Biologia. Os resultados
apontam que a maioria dos estudantes possuem smarthphone, tem acesso a
internet e utilizam essa ferramenta na prática escolar e que os professores permitem
o uso do celular em sala de aula para fins pedagógicos e consideram vantajoso a
sua utilização, indicando uma compreensão do potencial dessa tecnologia agregada
ao ensino. Apesar dos professores terem interesse pelo uso do smartphone, há uma
carência de formação e capacitação para os docentes, pois embora o Governo do
Estado esteja investindo em políticas públicas que visam auxiliar o professor com
esta ferramenta, ainda não está sendo suficiente. Desta forma, um guia de
sugestões de aplicativos gratuitos categorizados por áreas de conhecimento da
Biologia foi produzido para ser usado em sala de aula, a fim de expandir e melhorar
as opções de uso do dispositivo móvel para o ensino de Biologia, bem como
contribuir com a formação continuada dos docentes.