ENTRE CONTOS E CANTOS: A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA DAS PRÁTICAS CULTURAIS EM REGÊNCIA AUGUSTA

Nome: PATRÍCIA FLÁVIA DOS SANTOS CAU
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AILTON PEREIRA MORILA Orientador
REGINA CELIA MENDES SENATORE Examinador Interno

Resumo: Regência Augusta faz parte do município de Linhares. Trata-se de um pequeno vilarejo rodeado pela foz do Rio Doce e o mar. Em maior parte, a comunidade é descendente da miscigenação entre indígenas, negros e brancos, comumente chamados na região de nativo ou caboclo. Estes sujeitos estão intimamente ligados a duas práticas culturais locais: a pescaria e o Congo. O trabalho apresenta um estudo sobre as duas práticas culturais da vila, analisando, principalmente, a construção da memória coletiva por meio das lembranças dos moradores. Devido a caraterística da pesquisa, se fez necessário o uso da abordagem qualitativa, utilizando o meio social da vila como fonte direta de coleta de dados. A observação em campo possibilitou conhecer o dia a dia e as relações entre os sujeitos envolvidos na comunidade e as articulações orais que se constroem desses encontros. As etapas formuladas para pesquisa consistem em: levantamento bibliográfico; entrevistas em história oral temática com sujeitos envolvidos em práticas culturais na área do objeto de pesquisa e observações das ações cotidianas; e análise dos dados. A pesquisa se apoiou no referencial teórico dos autores que discutem o conceito de história e memória com Halbwachs (2003) e Le Goff (2013). Por se tratar de uma comunidade tradicional não se poderia deixar de abordar a questão cultural, deste modo as reflexões de Burke (2008) e Canclini (1983) são os suportes teóricos. Nas análises dos dados se considerou, também, as concepções de Geertz (1997) sobre a interpretação das culturas. Gramsci (1989) fundamenta o conceito de intelectuais orgânicos, identificações trabalhadas nas narrativas dos líderes comunitários da vila, e a formação\educação numa dimensão para vida prática, nos aspectos culturais e sociais da Banda de Congo Mirim. Em relação aos contadores/narradores da história, as teorias de Benjamin (1994) apoiaram as discussões. No levantamento de dados empíricos, que envolve a interrogação direta dos sujeitos participantes da comunidade de Regência Augusta cujo, as lembranças se pretenderam conhecer, utilizou-se do método da história oral temática( MEIHY, 2015) obtendo um total de 9 relatos orais. Nesse estudo, três apontamentos se mostraram expressivos: a memória coletiva que é construída a partir das lembranças em comum, as práticas culturais da pescaria do Congo e sua
relação com o rio\mar e a transmissão de conhecimentos populares por meio da contação e cantação de histórias.
Palavras-chave: Memória Coletiva. Práticas Culturais. Tradição oral.

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