PRÁTICAS AMBIENTAIS: UM DIÁLOGO ENTRE SABERES

Nome: CINTHIA RONCONI FORRECHI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/04/2019
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Co-orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE Examinador Externo
SANDRA MARA SANTANA ROCHA Orientador
RITA DE CASSIA CRISTOFOLETI Examinador Interno
ELIANE GONÇALVES DA COSTA Coorientador

Resumo: A pesquisa busca analisar como a educação ambiental é abordada no projeto ‘Mãos que Fazem’ que é desenvolvido na escola EMEF “Pedra Torta”, município de Águia Branca – ES, com o propósito de investigar o desenvolvimento de práticas ambientais sob uma perspectiva transformadora e da totalidade da formação do indivíduo. Bem como a relação do projeto no que tange a construção da educação socioambiental dos educandos, tendo em vista que as atividades desenvolvidas vão além do espaço escolar. A metodologia utilizada consistiu de uma pesquisa qualitativa. Pesquisamos os documentos oficiais que regulamentam a Educação Ambiental; observamos o desenvolvimento das atividades aplicadas no projeto ‘Mãos que Fazem’, analisamos os aspectos pedagógicos, curriculares e ambientais. Levantamos os principais elementos da Pedagogia de Projetos e verificamos em que medida o projeto ‘Mãos que Fazem’ dialoga com as premissas dessa metodologia. Os resultados para um projeto desenvolvido que não se encontra nos moldes da Pedagogia de Projetos, contudo que apresenta resultados favoráveis na para a construção socioambiental e a formação de estudantes partindo do viés da Educação Ambiental defendida pela PNEA e PEEA que permitem compreender um novo olhar sobre a práxis ambiental educativa.

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Sustentabilidade. Práticas pedagógicas. Educação Ambiental.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia Governador Mário Covas, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-540