A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ERRO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Nome: ANA REGINA DALMASCHIO CARRIJO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Orientador |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Examinador Interno |
VIVIAN ESTEVAN CORNÉLIO | Examinador Externo |
Resumo: Tradicionalmente nas escolas, o erro tem sido fonte de condenação, castigo e punição, fato que pode ser traduzido como ignorância a respeito do caráter interpretativo dos processos de desenvolvimento da inteligência do aluno e dos seus níveis de estruturação. Contudo, sob a perspectiva construtivista piagetiana, o erro, no cenário educativo, é transformado em um valioso instrumento pedagógico para a compreensão da aprendizagem dos alunos, usado para indicar o estágio em que o aluno se encontra e, consequentemente, possibilitar a tomada de decisões para as atividades subsequentes. No intuito de ressignificar o erro construtivo no ensino de Química, elaborou-se um estudo sobre o erro cometido pelo aluno durante o processo de construção de conhecimentos em Química Orgânica. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dos educadores assumirem em seu cotidiano a conduta de observar e tornar os erros observáveis pelo próprio aluno, não pelo simples apontamento, mas através de um trabalho de direcionamento e encorajamento das tentativas dos alunos em busca de uma legítima reflexão, e consequente regulação do que fora construído, para que esse aluno alcance níveis de desenvolvimentos cada vez maiores de inteligência.
Palavras-chave: Erro. Construtivismo. Ensino de Química. Química Orgânica.