O professor de Ciências: uma análise do impacto sociocultural no Ensino Fundamental
Nome: GREYSI DIAS RÊGO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 06/06/2018
Orientador:
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Papel |
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GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
Banca:
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Papel |
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ANTELMO RALPH FALQUETO | Examinador Externo |
DIÓGINA BARATA | Suplente Externo |
ERICA DUARTE SILVA | Examinador Externo |
GUSTAVO MACHADO PRADO | Orientador |
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA | Suplente Externo |
Resumo: O presente trabalho visa apresentar e discutir as dificuldades que os docentes da área de Ciências encontram ao se depararem com diferentes realidades e meios socioculturais. Para tal, são evidenciados aspectos históricos, não só das áreas social e cultural, mas também da área de ciências, contemplada como disciplina no currículo do ensino fundamental. São trabalhadas ao longo do texto, as questões que construíram a escola atual no Brasil e as leis que a regem, no intuito de revelar e localizar os sujeitos investigados. Além disso, evidencia-se a discussão curricular, onde o currículo torna-se um objeto de estudo e parte fundamental do exercício docente. O trabalho apresenta no decorrer do texto, problemáticas e discussões relacionadas às diferentes áreas do saber que permeiam a pesquisa, construindo-as historicamente e traçando suas conexões. Edifica-se então, uma base para a abordagem dos objetivos e a localização do sujeito pesquisado, sua perspectiva e a análise de seu discurso.