POSSIBILIDADES E LIMITES DA PRODUÇÃO CURRICULAR: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA (CEFFA) DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS - ES
Nome: VALDINEI DE ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/06/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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AILTON PEREIRA MORILA | Examinador Interno |
ANDREA BRANDÃO LOCATELLI | Orientador |
ANDRÉ LUIZ BIS PIROLA | Examinador Externo |
DAMIÁN SÁNCHEZ SÁNCHEZ | Suplente Externo |
REGINA CELIA MENDES SENATORE | Suplente Interno |
Resumo: A partir de 1998, quando é realizada a 1ª Conferência Nacional por uma Educação do Campo, que tinha como centro de discussão a superação da Educação Rural por uma nova forma de se conceber o campo, vendo-o como um espaço social diferenciado, ganham força a luta dos Movimentos Sociais do Campo por políticas públicas, visando uma educação de qualidade apropriada às necessidades dos camponeses. Além disso, desde 1968 a Educação do Campo no Estado do Espírito Santo configurava-se por meio da Pedagogia da Alternância, inserida no Brasil com a criação do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo MEPES. Nas décadas de 1970 e 1980, sob a formação do MEPES, são criadas diversas escolas em alternância em diferentes Estados Brasileiros. Em meados da década de 1980, com a criação do Setor de Educação do MST, o movimento adapta os elementos e princípios da Alternância, surgindo, então, a Pedagogia do Movimento. Em 1990, começam aqui no Estado as experiências dos CEFFA‟s públicos, que voltam a serem discutidos e implantados a partir de 2010, mobilizados e articulados pela RACEFFAES, a qual é criada no início dos anos de 2000, frente a conflitos político-econômicos entre as Escolas Família Agrícola do Norte e a Central do MEPES. No município de São Mateus existem cinco CEFFA‟s, e é diante desse contexto, que este trabalho buscou sistematizar o processo de produção curricular dos CEFFA‟s, analisando suas possibilidades e desafios, correlacionando-o com as trajetórias e experiências vividas por educadores de uma escola do campo em alternância. Fizemos a opção em realizar um Estudo de Caso, na Escola Comunitária Rural Municipal de Ensino Fundamental da Região de Córrego Seco. Constatamos que o Plano de Curso construído pelo coletivo de educadores da RACEFFAES, traz uma proposta ousada, uma vez que, visa a autonomia no processo de produção curricular, apontando como base principal a Formação Integral dos sujeitos, a partir da reflexão dos elementos da realidade, proporcionado um processo de conscientização. Por fim, sugerimos à RACEFFAES, algumas reflexões necessárias ao fortalecimento dos CEFFA‟s e consequentemente da Educação do Campo.