A Educação Ambiental no Currículo da Escola Família Agrícola
Nome: ANA PAULA CARVALHO BARBOSA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2018
Banca:
Nome | Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Suplente Interno |
ELIANE GONÇALVES DA COSTA | Examinador Interno |
GISELE DE LORENA DINIZ CHAVES | Suplente Externo |
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA | Examinador Externo |
SANDRA MARA SANTANA ROCHA | Orientador |
Resumo: As bases teóricas apontadas para a discussão neste trabalho estão sob a visão da Educação Ambiental, transformadora e emancipatória, visto que condiz com uma forma de aprendizagem que rompe as formas convencionais de ensino, transcende os espaços da sala de aula e transforma a comunidade e o ambiente familiar em espaços de ensino e aprendizagem a partir das especificidades locais. O objetivo desta dissertação foi investigar como a educação ambiental é abordada no currículo da Escola Família Agrícola do Bley em São Gabriel da Palha, Espírito Santo. A metodologia utilizada consistiu de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em três fases. A primeira fase analisou a forma como é abordada a EA no currículo formal da Escola Família Agrícola do Bley, por meio de análise do Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de Curso, Programa de Auto Avaliação Institucional e o Processo de Renovação do curso técnico Integrado em Agropecuária. A segunda fase consistiu na avaliação da abordagem prática da Educação Ambiental no currículo vivido, que é constituído pelas atividades do estudante, tanto no tempo escola como no tempo comunidade, haja vista que esta escola é regida pela modalidade de ensino Pedagogia da Alternância. Para o levantamento de dados neste segundo momento foram realizadas observações do dia a dia dos estudantes no tempo-escola. O terceiro momento consistiu de análise das atividades do tempo-comunidade através do caderno da realidade dos estudantes. Os resultados encontrados demonstram a questão ambiental presente de forma transdisciplinar no cotidiano dos estudantes na Escola Família Agrícola do Bley. Uma vez que a relação direta da escola com a comunidade, por estar locada no ambiente rural e por desenvolver práticas educativas correlatas a este ambiente, favorece via à agroecologia um arranjo de conhecimentos que alavancam a transversalidade da educação ambiental. Contribuindo para o desenvolvimento socioambiental emancipatório dos estudantes.