O uso de seqüências didáticas na formação inicial de professores da Educação do Campo em questões ambientais na perspectiva da totalidade
Nome: ALEXSANDRA GOMES BIRAL STAUFFER
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/02/2018
Banca:
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Papel |
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ANA NERY FURLAN MENDES | Examinador Interno |
MARCIA REGINA SANTANA PEREIRA | Suplente Interno |
MARCOS DA CUNHA TEIXEIRA | Suplente Externo |
SANDRA MARA SANTANA ROCHA | Orientador |
SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os aspectos sociofilosóficos, metodológicos e pedagógicos de um curso de formação inicial de professores da educação do campo em questões ambientais. O curso foi realizado no primeiro semestre de 2017, envolvendo 58 estudantes com idades entre 18 e 50 anos do curso de Licenciatura em Educação do Campo, do campus São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil, cuja organização foi dada em 4 momentos, a saber: Escolher (Momento 1), Conhecer (Momento 2), Avaliar (Momento 3) e Refletir (Momento 4). Durante o Momento 1 Escolher, foi definido o lócus, os participantes e o tema de estudo. No Momento 2 Conhecer, foi aplicado um questionário para os 58 participantes da pesquisa para desvelar o perfil dos sujeitos. Empregou-se a abordagem temática usando o tema sustentabilidade e mapas conceituais. No Momento 3 Avaliar, foram elaboradas sequências didáticas com base na proposta dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, que, em sequência, foram aplicadas em escolas de educação do campo. No último momento Refletir, foi reservado para promover reflexões sobre as intervenções pedagógicas a partir de debates e relatos de professores das escolas. O estudo da formação de professores foi conduzido na perspectiva qualitativa da pesquisa-ação, apoiada em dados produzidos a partir de observações, entrevistas, relatos orais e escritos, fotografias, além de estudos de documentos oficiais. O curso promoveu nos professores a introdução de novas práticas pedagógicas, a partir dos debates e práticas pedagógicas realizadas. Os conteúdos abordados durante o curso estiveram em consonância com as Leis Federal e Estadual de Educação Ambiental (Lei Federal No. 9.795/1999, e Lei Estadual No 9.265/2009). Há necessidade de se discutir essa temática com os professores em formação inicial pois o estudo de questões ambientais na perspectiva da totalidade revela uma forma de pensar e fazer educação de modo reflexivo e crítico, integrando teoria e prática, pesquisa e intervenção pedagógica.
Palavras Chave: Educação ambiental. Formação de professores. Sequência didática. Abordagem temática freireana. Totalidade.