O desembarque da Matemática Moderna no Ensino Normal de Itamaraju: contextos do Ginásio Augusto Carvalho e do Colégio Vera Cruz (1964-1970)
Nome: MIRIAN GELLI DA COSTA ANDRADE BRITO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/12/2017
Orientador:
Nome | Papel |
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MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA CESANA | Suplente Externo |
FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Suplente Interno |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Examinador Interno |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
NEUZA BERTONI PINTO | Examinador Externo |
Resumo: Procura responder à indagação: Quais permanências e descontinuidades marcaram o ensino de matemática nas escolas normais com o desembarque da Matemática Moderna na cidade de Itamaraju, no período compreendido de 1964 a 1970? Objetiva compreender as mudanças no ensino de matemática a partir da chegada da Matemática Moderna na formação dispensada pelas Escolas Normais, da cidade de Itamaraju, no período de 1964 a 1970. Para tal, (i) analisa, na literatura da educação matemática, estudos sobre o MMM na formação de professores; (ii) investiga, em documentos oficiais, contextos do Ginásio Normal Augusto Carvalho e do Colégio Normal Vera Cruz; (iii) compara propostas curriculares adotadas nesse período nas instituições formadoras, destacando nas disciplinas ofertadas permanências e descontinuidades ocorridas na formação matemática dos futuros professores; (iv) investiga elementos da Matemática Moderna a ensinar e para ensinar na formação dos normalistas de primeiro e segundo ciclo normal em Itamaraju. A partir de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico-documental, faz-se uso da História Cultural, destacando os conceitos de representação, apropriação e prática (Chartier, 1990); cultura escolar (Julia, 1995); estratégias e táticas (De Certeau, 1994). O período escolhido está atrelado a importantes modificações políticas e educacionais no ensino brasileiro, ou seja, 1964 marca o início do funcionamento do Ginásio Normal Augusto Carvalho, seguido do Colégio Normal Vera Cruz, e 1970 assinala o último ano da vigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/1961. Apresenta o Professor Benedito Pereira Ralile como personagem importante para a chegada da Matemática Moderna em Itamaraju. Usa como fontes: atas, livros de exames de admissão, legislações locais e de âmbito nacional e entrevistas com ex-alunos e ex-professoras das instituições pesquisadas. Os resultados demonstram mudanças nos exames de admissão, a partir de 1967, e a inserção da teoria dos conjuntos em tais exames, a partir de 1970. Apontam descontinuidades e permanências nos currículos de primeiro e segundo ciclos com a adoção de vagas pedagógicas diferentes na formação dos normalistas, a partir de 1968, e na identificação de uma matemática moderna a ensinar e para ensinar nos contextos pesquisados.
Palavras-chave: Instituições de Ensino Normal. Matemática Moderna. Bahia.