Atividades matemáticas investigativas e os desdobramentos de algumas etapas: Um estudo de caso exploratório-descritivo realizado com uma professora atuante nos anos finais do Ensino Fundamental
Nome: CARLOS ALBERTO AFONSO DE ALMEIDA JUNIOR
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/12/2016
Orientador:
Nome | Papel |
---|---|
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
LUCIANE DE FATIMA BERTINI | Examinador Externo |
ANDRESSA CESANA | Examinador Externo |
FLAVIO GIMENES ALVARENGA | Examinador Interno |
LÚCIO SOUZA FASSARELLA | Examinador Interno |
MOYSÉS GONÇALVES SIQUEIRA FILHO | Orientador |
Resumo: Apresenta um estudo de caso exploratório-descritivo. Descreve as atitudes e
posturas de uma professora de Matemática, diante da aplicação de quatro atividades
matemáticas investigativas em duas de suas turmas e uma escola pública municipal,
localizada em São Mateus-ES. Identifica as potencialidades, positivas e negativas,
da comunicação matemática e/ou trabalho coletivo, inerentes às tarefas aplicadas, a
partir de quatro etapas: planejamento, exploração, socialização e avaliação. Objetiva
responder ao problema de pesquisa: Que práticas didático-pedagógicas são
utilizadas por uma professora de Matemática ao trabalhar com atividades
investigativas na sala de aula?. Adota por referencial teórico os trabalhos de
Ponte, Brocardo e Oliveira (2013); Ponte et al (1998a); Sacristán (2000). Evidencia
dificuldades na administração do tempo, em decorrência de fatores externos aos da
sala de aula. Conclui que, apesar de considerar a investigação matemática
importante para o tratamento de novos conteúdos, a professora sinalizou não ser
possível realizá-las sempre, por requerer muito tempo para a seleção e preparação
das atividades, como também, precisar, por ora, do auxílio de outros profissionais,
pois não se sentia apta para elaborá-las e/ou planejá-las.