A educação especial na região norte do ES: Gestão, política e formação

Resumo: Trata-se de um estudo que objetiva analisar a gestão da educação especial no Norte do Estado do Espírito Santo (São Mateus, Conceiçao da Barra, Pedro Canário e Jaguaré), considerando a garantia dos direitos sociais de crianças e adolescentes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação. Justifica-se o presente estudo, tendo em vista a possibilidade de aprofundar questões relativas à Política de Educação Especial que emergem com a implantação de um “Sistema Educacional lnclusivo”, que conta com o Atendimento Educacional Especializado para complementar e suplementar a educação escolar nos municípios brasileiros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa ação crítico colaborativa, organizada em duas etapas de investigação, sendo os dados produzidos por meio de um projeto de extensão, no município de Conceição da Barra-ES. A primeira etapa terá um carater colaborativo na implantação das Diretrizes municipais de Educação Especial e de um Fórum de discussão e aprovação das diretrizes neste município. A segunda etapa terá uma abrangência maior, nos municípios que compõem a região norte capixaba: São Mateus, Pedro Canário, Jaguaré e Conceição da Barra-ES, e se constituirá de uma formação para os gestores da educação especial desses municípios. O aporte teórico-metodológico do presente estudo, tem na obra de Norbert Elias, o fio condutor na constituição de um conhecimento que é social e histórico, produzido e acumulado pela humanidade e que precisa ser colocado em constante reflexão/discussão. Constituirão sujeitos desta pesquisa: os profissionais que compõem a equipe de gestão da educação especial nos municípios do norte capixaba, bem como membros de conselhos municipais e familiares de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação.

Data de início: 03/10/2018
Prazo (meses): 48

Participantes:

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Coordenador ISABEL MATOS NUNES
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