Nortes da Filosofia no Espírito Santo: Desafios, Práticas e Perspectivas do Ensino de Filosofia na Educação Básica
Resumo: A formação inicial e continuada de professores é tema candente na pesquisa em educação (GATTI, 2009; ALVES, 1998; FERRAÇO, 2005). No que se refere à Filosofia na Educação Básica e, em particular, no Ensino Fundamental e Médio, investigar tal área constitui tarefa desafiadora e necessária, visto que a implantação da Filosofia na Educação Básica historicamente é marcada por elipses, recuos e tergiversações (ALVES, 2002).
Nesse sentido, objetivamos contribuir na formação de professores de filosofia, ao investigar as práticas curriculares, iniciativas inovadoras e desafios, criando redes de Formação Continuada na área de conhecimento que fazem a interface entre a Filosofia e a Educação.
Inspiramo-nos na pesquisa qualitativa de tipo cartográfico, visando acompanhar processos e movimentos e não representar objeto dado a priori. Tal perspectiva se caracteriza pela abertura ao campo de pesquisa, acolhimento de signos emergentes da processualidade vivida (KASTRUP, 2007).
A população-alvo se constitui de docentes de Filosofia da Educação Básica em municípios da Região Norte do ES.
Data de início: 07/06/2013
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | JAIR MIRANDA DE PAIVA |
Vice-Coordenador | MARIA ALAYDE ALCANTARA SALIM |