Educação Especial em contextos capixabas: Política, Gestão e formação

Resumo: Trata-se de um estudo que objetiva analisar a Política de Educação Especial em municípios capixabas em aspectos da Gestão dos processos inclusivos e da formação dos profissionais que atuam na área, considerando a garantia dos direitos sociais de crianças e adolescentes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação. Justifica-se o presente estudo, tendo em vista a possibilidade de aprofundar questões relativas à Política de Educação Especial que emergem nos municípios brasileiros, com a implantação de um “Sistema Educacional lnclusivo”, que conta com o Atendimento Educacional Especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa ação crítico colaborativa, organizada em diferentes etapas de investigação, sendo os dados produzidos por meio de subprojetos de extensão, e coa colaboração de estudantes de mestrado e iniciação científica. O aporte teórico-metodológico do presente estudo, tem na obra de Norbert Elias, o fio condutor na constituição de um conhecimento que é social e histórico, produzido e acumulado pela humanidade e que precisa ser colocado em constante reflexão/discussão. Constituirão sujeitos desta pesquisa: os profissionais que compõem a equipe de gestão da educação especial em diferentes municípios capixabas, bem como membros de conselhos municipais e familiares de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com indícios de altas habilidades e/ou superdotação.

Data de início: 01/06/2022
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado GILDETE ROSA DA SILVA
Aluno Mestrado SONIA MARIA ROCON POEYS
Coordenador ISABEL MATOS NUNES
Acesso à informação
Transparência Pública

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