POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E O ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Código: PGEB1072
Curso: Mestrado em Ensino na Educação Básica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:
Desenvolvimento de estudos dos atuais debates e da pesquisa sobre a Educação Especial e o movimento dos processos inclusivos e de escolarização dos sujeitos com deficiência; A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; O financiamento da Educação Especial; A formação de professores para atuar com sujeitos público alvo da Educação Especial. Os discursos da inclusão, as pesquisas, as políticas educacionais e os contextos educativos: contribuições, desafios e repercussões para práticas educativas e de escolarização, envolvendo sujeitos com deficiência
Bibliografia:
1. JANNUZZI, G. M. A. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI – Campinas/SP: Autores Associados, 2004. (Coleção Educação Contemporânea).
2. BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.
3. CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. de; BAPTISTA, C. R. (Orgs.) Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação/CDV/FACITEC, 2011.